• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-17112015-140113
Documento
Autor
Nombre completo
Maira Moraes dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Silva, Doris Accioly e (Presidente)
Lopreato, Christina da Silva Roquette
Silva, Rodrigo Rosa da
Título en portugués
Jaime Cubero: uma trajetória de práticas libertárias para a educação e para a vida
Palabras clave en portugués
Anarquismo
Educação
Educação libertária
Jaime Cubero
Movimento anarquista
Resumen en portugués
A presente dissertação busca compreender a trajetória de Jaime Cubero (militante anarquista brasileiro que viveu entre os anos de 1926 e 1998) cuja existência constituiu um paradigma de práticas libertárias para a educação e para a vida. Tal trajetória é esclarecedora das próprias concepções anarquistas no Brasil e de que maneira estas são inseparáveis das lutas anarquistas internacionais. Os fundamentos metodológicos são provenientes das técnicas da História Oral Hibrida e das pesquisas das Ciências Sociais a partir de 1950, com registros gravados. Para sua realização foram coletados depoimentos de militantes e familiares de Jaime Cubero, depoimentos publicados anteriormente sobre ele, por meio dos quais é revelada sua dimensão de mestre, ou seja, de quem forma sujeitos a partir de sua própria condição tríplice: educador-narrador; educador-artesão; e educador das escolhas. Os desdobramentos de tais práticas são observados na vida e pensamento daqueles que optaram pelos princípios libertários a partir de seus locais de trabalho e de sua vida cotidiana. As lições de Jaime Cubero são também muito importantes como crítica da educação e do ensino atuais.
Título en inglés
Jaime Cubero: a trajectory of libertarian practices for education and life
Palabras clave en inglés
Anarchism
Anarchist movement
Education
Jaime Cubero
Libertarian education
Resumen en inglés
This presentation has as subject matter Jaime Cuberos (brazilian anarchist militant Who lived from 1926 to 1988) path, whose existance has constituted a paradigm of libertarian practices to education and life. Such trajectory is enlightening of the own brazilian anarchist conceptions and how they are inseparable from international anarchist fights. The methodological basis is originated from Hibrid Oral History techniques and from Social Sciences researchs since 1950, with recorded data. To be made, speeches from militants and Cuberos relatives were collected, early public speeches about Jaime Cubero, where his dimension as a master is revealed, in other words, the one who form individuals from his own triple condition: educator-narrator; educator-artisan; and choice educator. The outcomes of those practices are observed in the life and thoughts of those who have chosen the libertarian principles in their workplace and daily life. Cuberos lessons are also very important as a critic to current education and teaching.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-12-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.