• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-17122009-080005
Document
Auteur
Nom complet
Claudia Maria Rodrigues Alonso
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Rezende, Neide Luzia de (Président)
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado
Teixeira, Ana Maria Lima
Titre en portugais
Biblioteca escolar: um espaço necessário para leitura na escola
Mots-clés en portugais
biblioteca escolar
formação do professor
leitura
Resumé en portugais
Esta dissertação pretende, a partir de uma revisão de literatura e da análise dos dados coletados pelos alunos da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, colocar em pauta algumas questões relativas ao trabalho de leitura na escola e ao papel da biblioteca escolar na formação do leitor literário nos dias de hoje. Procede-se a uma análise dos documentos oficiais que norteiam a ação das escolas para perceber como são debatidos os assuntos objeto de nossa pesquisa. Busca-se compreender como a biblioteca escolar está inserida na escola, e levantar pontos relativos à formação inicial e continuada do professor no que tange à formação do leitor na escola e à biblioteca escolar. Em seguida, busca-se resgatar exemplos de sucesso de planos educacionais de outros países, a saber, Portugal e França, e suas políticas públicas direcionadas para esse espaço pedagógico. Procura-se identificar qual o conceito atual de biblioteca escolar e como é a formação do professor responsável pela biblioteca no ensino básico. Ao compreender essa relação biblioteca escolar-leitura-professor-alunos, pretendemos levantar questões pertinentes aos temas norteadores dessa pesquisa tanto na formação inicial quanto na continuada dos professores que trabalham com leitura na escola.
Titre en anglais
School library: space needed for reading in school
Mots-clés en anglais
reading
school library
teacher
Resumé en anglais
This dissertation aims at raising some discussions related to the work done in schools today when it comes to reading and the role of the library in the formation of the students as readers nowadays. In order to do that, we aim at reviewing the actual literature and analyze the data collected by the under-graduate students of Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa at the Universidade de São Paulo. The starting point is the analysis of the official documents that regulate schools in order to understand the way the topic presented here is discussed today. We seek to understand how the library is part of the school and raise topics related to the initial and continuous formation of the teacher in relation to the formation of the student-reader and the school library. Following this, we intend to present successful examples and educations plans, such as Portugal and France and their public policies on libraries as public spaces. It is intended to identify the concept of the library in schools and the background of the responsible teacher for the library. By understanding this relation library-reading-teacher-students, we aim at raising pertinent questions to the topics of this research not only for the teachers in the initial moments of their formation, but also for the teachers in continuous formation that work with reading in schools.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-01-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.