• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2015.tde-17122015-112002
Documento
Autor
Nome completo
Silvio Pereira da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Moraes, Dislane Zerbinatti
Pietraroia, Cristina Moerbeck Casadei
Riolfi, Claudia Rosa
Trevisan, Ana Lucia
Título em português
Literatura e ensino: o estudo da literatura contemporânea no livro didático de nível médio no Brasil e na Argentina
Palavras-chave em português
Brasil e Argentina
Diretrizes
Ensino médio
Literatura contemporânea
Livro didático
Resumo em português
Esta tese de doutorado tem como objetivo analisar como a produção literária contemporânea é estudada no livro didático utilizado no Ensino Médio em dois países latino-americanos: Brasil e Argentina. Esta pesquisa tem caráter bibliográfico e documental, tendo em vista que realizamos o trabalho mediante o estudo de modelos de ensino de literatura em livros didáticos e em documentos oficiais que orientam e direcionam a escolha de conteúdos para as séries básicas e intermediárias, como o Guia Nacional do Livro Didático, diretrizes e parâmetros curriculares, programas nacionais de ensino, incluindo partes da legislação pertinente em cada país. Realizamos uma análise procurando verificar como se propõe o ensino de literatura contemporânea em livros didáticos de nível médio nos dois países, buscando compreender e refletir sobre os processos de ensino, observando qual o tratamento indicado para o estudo de literatura, qual o destaque para os textos contemporâneos, quais as propostas de análise e interpretação de textos apresentadas, que autores são estudados. Nesses dois países, o ensino de literatura orienta-se por linhas teóricas e metodológicas diferentes no que diz respeito ao recorte de autores a serem estudados e ao processo de seleção e organização do conteúdo. No Brasil, seguimos uma linha historiográfica de exposição do conteúdo através da periodização da literatura e, na Argentina, a proposta de organização do curso se dá em torno dos gêneros literários aliados à apresentação de temáticas que permitem a apreensão da identidade nacional. Os escritores em destaque, nos dois países, iniciaram sua produção em meados do século XX, mas estão sendo reavaliados de acordo com a recepção de suas obras. Essa reavaliação é feita em diferentes âmbitos: pelos escritores atuais; pelos leitores e pela crítica especializada. A produção literária mais recente acaba por atualizar as obras desses escritores, fazendo delas a origem de tendências presentes no século XXI. Esse diálogo com as obras desses escritores os coloca no centro dos debates sobre o contemporâneo. Tendo em vista o fato de que trabalhamos com o que está presente no livro didático, nossas reflexões reuniram contribuições críticas de diferentes linhas teóricas. Foram utilizados os conceitos de sistema literário, cunhado por Antonio Candido, e de transculturação, defendido por Angel Rama, como um instrumento teórico para melhor compreensão das produções literárias da América Latina; bem como os estudos de Bakhtin sobre gêneros e os princípios da estética da recepção de Jauss, entre outros.
Título em inglês
Literature and teaching: the study of contemporary literature in high school coursebooks in Brazil and Argentina
Palavras-chave em inglês
Brazil and Argentina
Contemporary literature
Coursebook
Curriculum and vontent vtandards
High school
Resumo em inglês
The present thesis aims at analyzing how contemporary literary production is approached in high school coursebooks in two Latin American countries: Brazil and Argentina. The research has a bibliographical and documental focus, since the standards of teaching literature, official documents such as the Guia Nacional do Livro Didático, curriculum and content standards and national teaching programs were taken into thoughtful consideration, including the existing legislation in each country. The investigation shed light on the teaching of contemporary literature based on high school coursebooks, in the sense of reflecting upon teaching processes, text interpretation and authors under study. The two aforementioned countries follow diverse theoretical and methodological approaches. In Brazil, a historiographical framework is set through literary periodization; in Argentina, literary genres and national identity-oriented themes serve as course basis. In both countries, the authors put into perspective are being revisited in terms of literary reception, intensely developed in the 21st century. Such a dialogue covers a broad spectrum of substantial criticism. Key concepts were explored in the research, mainly those discussed by Antonio Candido (the literary system) and Angel Rama (transculturation) so as to better interpret Latin American literary works. Bakhtin (theory of genre) and Jauss (reception theory) also support the investigation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-12-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.