• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-19022013-153050
Document
Auteur
Nom complet
Amanda Arajs Marques Vaccas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Moura, Manoel Oriosvaldo de (Président)
Fusari, Jose Cerchi
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Titre en portugais
A significação do planejamento de ensino em uma atividade de formação de professores
Mots-clés en portugais
Apropriação de significados
Atividade pedagógica
Mudança de sentidos
Planejamento do ensino
Teoria histórico-cultural
Resumé en portugais
A presente pesquisa tem como objeto de análise a ação de planejamento do ensino. O planejamento como uma das ações de ensino da Atividade docente nos permite compreender e explicar o movimento de formação dos futuros professores polivalentes para a organização do ensino. No planejamento, o professor pode tomar consciência do próprio processo de formação (por exemplo, referente ao não domínio teórico dos conceitos) e da necessidade do estudo como uma de suas ações para o ensino. Sendo o planejamento, portanto, ação estruturante da atividade de ensino, tivemos como objetivo investigar o seu processo de significação como ação da atividade pedagógica, a fim de identificar a apropriação do significado de planejamento, em estudantes de Pedagogia, em atividade de ensino, vinculada a um projeto de estágio da FEUSP intitulado Clube de Matemática. Por meio de nossas observações, intervenções e estudos teóricos sobre o planejamento do ensino e sobre os conceitos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural, destacamos quatro elementos preponderantes do planejamento da atividade pedagógica e que, juntos, constituem a unidade estruturante do ato de planejar. São eles: 1) o sujeito no planejamento, 2) a gestão do tempo, 3) as estratégias de ensino e 4) o conteúdo. Procuramos analisar as ações de planejar que identificamos entre as estagiárias, de modo a acompanhar e explicar o planejamento na atividade de ensino. Foi possível perceber em nossa pesquisa que o espaço de ensino e aprendizagem proporcionado pelo Clube de Matemática, por sua estrutura e dinâmica que priorizam a ação de planejamento como uma das ações centrais dos estudantesestagiários, contribui para o processo de significação do planejamento para os que ali estagiam. Nesse processo é necessário que o planejamento se transforme em ação na atividade educativa. Para isso, apenas a prática da docência (especificamente no estágio) não é capaz de fazer com que os futuros professores se apropriem do significado do planejamento. É necessário que se faça uma intervenção intencional voltada para este objetivo. Percebemos a relevância do trabalho coletivo e a necessidade de alguém mais experiente para propiciar situações em que o significado de planejar possa ser apropriado teoricamente pelos estagiários.
Titre en anglais
The signification of lesson planning in a teachers training activity
Mots-clés en anglais
Appropriation of signification
Change of meaning
Cultural-historical theory
Lesson planning
Pedagogical activity
Resumé en anglais
The object of analysis in the present research is the action of lesson planning. Planning as one of the pedagogical actions of the teaching Activity allows us to understand and explain the movement of future teachers training for the organization of teaching. In planning, teachers can also become aware of their own training (for example, referring to the lack of knowledge about theoretical concepts) and the need for studying as one of their teaching actions. As planning is, thus, a structuring action in the teaching activity, we aimed to investigate its process of signification as an action of pedagogical activity in order to identify changes in meaning and appropriation of the signification of planning in Pedagogy students during an educational activity linked to an internship project at FEUSP called "Mathematics Club." Through our observations, interventions and theoretical studies on lesson planning and on the theoretical and methodological concepts of Cultural-Historical Theory, we highlight four preponderant elements in planning pedagogical activities, which together constitute the structural unit of the act of planning. They are: the subject in the planning process, time management, teaching strategies and contents. We analyzed the planning actions we could identify among the interns, so that we could follow and explain planning in teaching activity. It could be observed in our research that the teaching and learning context provided by the "Mathematics Club", for its structure and dynamics that focus on the planning action as one of the central actions for the student-interns, contributes to the process of signification of planning for those who work there as interns. In this process it is necessary for the planning to become action in the pedagogical activity. For this, only the practice of teaching (especially during internship) is not enough for future teachers to appropriate the signification of planning. It is necessary to make an intentional intervention focused on this goal. We have noticed the relevance of collective work and the need for someone "more experienced" to provide situations in which the signification of planning can be theoretically appropriated by interns.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-02-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.