• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2007.tde-19102007-155608
Documento
Autor
Nome completo
Andreza Roberta Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Riolfi, Claudia Rosa (Presidente)
Passos, Deusa Maria de Souza Pinheiro
Pietri, Emerson de
Título em português
Relatos de experiência publicados na revista Nova Escola (2001-2004): modelo de professora ideal.
Palavras-chave em português
Identificação
Imaginário
Periódicos
Relatos de experiência
Resumo em português
A presente pesquisa parte da hipótese de que existe um imaginário do que seria uma "professora ideal". Para tal fim, toma como objeto de análise quarenta e oito exemplares da revista Nova Escola, publicados no período de 2001 a 2004. O corpus é composto de "relatos de experiência" (relatos em que um professor-leitor escreve para a revista Nova Escola) e "experiências relatadas" (relatos em uma experiência de ensino de língua materna realizadas em sala de aula é apresentada como argumento para reforçar ou ilustrar a tese defendida na matéria da qual participa). Mobilizando conceitos da psicanálise lacaniana, tais como de identificação e de imaginário (LACAN:1961,1962); da semântica argumentativa, por meio da Teoria Polifônica da Enunciação (DUCROT:1987) e da análise do discurso, por meio do conceitos de heterogeneidade discursiva (AUTHIER-REVUZ:1982) e de modalização autonímica (AUTHIERREVUZ: 1992), a pesquisa procurou responder quais são os recursos lingüísticos discursivos utilizados na redação, composição e editoração dos textos voltados para a classe docente publicados na revista Nova Escola; apreender quais seriam os traços que compõem o imaginário de professora ideal presente nesses textos e, ainda, mostrar os tipos de efeitos da circulação do material estudado na escrita de relatos de experiência de professores de língua portuguesa. Tendo identificado que nos textos é divulgada ao leitor a importância de copiar uma figura mítica, a do professor ideal, a pesquisa aponta duas tendências na divulgação de tal modelo: uma tendência propositiva (2001-2002) e uma tendência impositiva (2003- 2004), a pesquisa indica como efeitos possíveis dessa divulgação o favorecimento de uma postura de desresponsabilização por parte do professor em relação ao seu trabalho e a realização de atividades de ensino que desconsideram a pluralidade de contextos educacionais do nosso país e, como conclusão, indicia a importância de que os professores se filiem a um laço social a ser constituído para além de um discurso pautado pela repetição de modelos.
Título em francês
Rapports d'experiénces publiés dans la revue Nova Escola (2001-2004): modèle de professeur ideal.
Palavras-chave em francês
Identification
Imaginaire
Periódiques
Rapports d'expériences
Resumo em francês
Cette recherche part d´une hypothèse qu'il existe un imaginaire de ce qui serait une "professeur idéal". Pour essayer de comprendre comment cet idéal est formé, j'ai pris comme objet d'analyse quarante-huit exemplaires de la revue Nova Escola, de la perióde 2001-2004. Le corpus est composé de "rapports d´expériences" et de "expériences rapportées" sur l'enseignement de la langue maternelle. En utilisant des concepts de la psychanalyse lacanienne, "identification" et "imaginaire", et, également des concepts de la sémantique argumentative, cette recherche essaie d'énumérer les resources linguistiques discoursives utilisées dans la rédaction, mise en page et mise en édition des textes adressés pour les enseignants, étant publiés dans la revue Nova Escola. Ce travail essaie également d'appréhender quels seraient les caractéristiques qui composeraient l'imaginaire de professeur idéal. Ce travail fait une énumération des effets causés par la circulation du matériel étudié dans l'écruiture des rapports d'expérience des professeurs de langue maternelle. En conclusion, cette recherche montre comment il est important pour le professeur d'adhérer à un lieu social qui serait construit au-delàs d'un discours basée sur la répétition des modèles.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ERRATA.pdf (27.15 Kbytes)
Data de Publicação
2007-10-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.