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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.48.2000.tde-20072003-172034
Documento
Autor
Nombre completo
Sabrina Moehlecke
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2000
Director
Tribunal
Oliveira, Romualdo Luiz Portela de (Presidente)
Guimaraes, Antonio Sergio
Soares, Maria Victoria de Mesquita Benevides
Título en portugués
Propostas de Ações Afirmativas no Brasil: o acesso da população negra ao ensino superior
Palabras clave en portugués
ação afirmativa
ensino superior
igualdade de oportunidades
políticas raciais
Resumen en portugués
A presente pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento da discussão de propostas de ações afirmativas voltadas para a população negra no Brasil. Ainda que incipiente, esse debate já suscita diversas polêmicas e leva a questões sobre o que são essas ações, onde existem, o que propõem e por que. A informação corrente no país traz como principal referência a experiência norte-americana, hoje com quase 40 anos, e identifica as ações, fundamentalmente, com o sistema de cotas, como é o caso de alguns projetos de lei que visam a melhoria do acesso da população negra ao ensino superior. Entretanto, à medida que políticas desse tipo vão sendo mais amplamente discutidas e propostas, torna-se necessário um debate mais detalhado definindo seus limites e possibilidades. Através da análise do processo de denúncia, reconhecimento e, principalmente, das formas de combate ao racismo, observa-se que as particularidades da realidade social, política, econômica e racial brasileiras são apreendidas na formulação de ações afirmativas que vão assumindo significados específicos.
Título en inglés
Affirmative Actions in Brazil: black students´ access to higher education
Palabras clave en inglés
affirmative action
equal oportunity
higher education
racialized politics
Resumen en inglés
The current research has as subject mapping the discussion about affirmative actions proposals toward black population in Brazil. Even tough incipient, that debate already raise a roll of controversies and brings questions about what are this actions, where they exist, what they propose and why. The generally information in the country brings the north american experience, today with almost 40 years, as main reference and identify the actions, basically, with the quotas system, like the case of some law projects that aim to improve the access of blacks to higher education. However, as this kind of politics are more widely argued and proposed, a detailed debate becomes necessary to define their limits and possibilities. Analysing the process of denunciation, recognition and, mainly, the forms of combating racism, is observed that the particularities of brazilian’s social, political, economical and racial reality are included in the formulation of affirmative actions that are assuming specific meanings.
 
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capa.pdf (138.42 Kbytes)
dissertacao.pdf (1.08 Mbytes)
Fecha de Publicación
2003-08-18
 
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