• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-21062007-143448
Documento
Autor
Nome completo
Eliezer Pedroso da Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Maria Nazaré de Camargo Pacheco (Presidente)
Francisco, Maria de Fatima Simoes
Polli, José Renato
Título em português
Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey
Palavras-chave em português
Crescimento
Democracia
Experiência educativa
Progressão continuada
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a Progressão Continuada a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em John Dewey. Para tanto, buscamos analisar a bibliografia existente, principalmente sobre a legislação que implantou tal regime no sistema público de ensino do Estado de São Paulo, estabelecendo relação com a leitura aprofundada de algumas das principais obras de Dewey, o principal referencial teórico deste estudo. A partir de Dewey, foi possível entender que alguns pressupostos da progressão continuada, como por exemplo: toda criança é capaz de aprender se lhe forem oferecidas as condições necessárias, ou que cada criança tem um ritmo de aprendizagem, encontram-se solidamente fundadas no princípio democrático de educação. Mais ainda, que o problema não é exatamente a progressão continuada, mas a forma como esta foi implantada, sem uma preparação dos professores e uma adequação do sistema como um todo. Em função dessa análise, passamos a considerar que a progressão continuada não deve ser concebida como um fim em si mesma, mas como um meio, um instrumento para o processo de democratização do ensino e da aprendizagem.
Título em inglês
Continued progression: a study centered in Dewey's concept of growth and of educational experience
Palavras-chave em inglês
Continued progression
Democracy
Educational experience
Growth
Resumo em inglês
The aim of this master thesis is to carry on the discussion about the regimen of continued progression centered in Dewey's concept of growth and of educational experience. So we search to analyze the existing bibliography, mainly about the legislation that introduced the regimen in teaching public system of the State of São Paulo, doing a comparison with some of the Dewey's work, the most important reference of this study. Reading Dewey very seriously, it was possible to understand that some presuppositions of the continued progression, for example, all children can learn wider proper conditions, as well as each child has a rhythm of learning are based on Dewey's concept of democratic education. Therefore, the problem isn't continued progression but the way it was introduced without enough preparation of the teachers and of the educational system as a whole. The continued progression can't be conceived as a goal in itself, but as a instrument of the democratization process of teaching and learning.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-07-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.