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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2017.tde-21122016-094529
Documento
Autor
Nome completo
Valdenor Silva dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do (Presidente)
Reis, Rute Rodrigues dos
Souza, Maria Cecilia Cortez Christiano de
Título em português
A roda de capoeira e seus ecos ancestrais e contemporâneos
Palavras-chave em português
Arte e luta ancestral
Capoeira
Cultura afro-brasileira
Educação e emancipação
Reconhecimento sociocultural
Resumo em português
O objetivo desta dissertação é verificar como se deu o registro da história de uma prática ancestral como a capoeira que, a despeito de ter-se originado nas senzalas no período colonial, ainda não teve o devido reconhecimento social. Dadas as lacunas desse registro, foram entrevistados alguns mestres de capoeira com extensa experiência na transmissão dessa cultura com o objetivo de reconstruir, por meio de suas narrativas de vida, as contribuições dessa prática ancestral para a formação de gerações de jovens afrodescendentes. Embora as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 reconheçam sua importância histórica, cultural e política e a considere fundamental para a formação das novas gerações, prevendo, além disso, sua introdução nas escolas, sua prática ainda encontra obstáculos nesse âmbito. Daí serem propostas, como parte da pesquisa, experiências de docência compartilhada de capoeira na Escola de Aplicação FEUSP, visando contribuir para a formação de professores para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. O conceito de reconhecimento nos planos subjetivo, jurídico e cultural defendido por Axel Honneth, bem como a reconstrução da história da capoeira nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, como parte das lutas de resistência dos escravizados no Brasil, foram essenciais para interpretar o conteúdo crítico das letras das músicas e o significado simbólico do jogo da capoeira e de seus rituais, além de contribuir para o reconhecimento de uma cultura afro-brasileira amplamente difundida em praticamente todos os continentes.
Título em inglês
The capoeira circle and its ancestral and contemporary echoes
Palavras-chave em inglês
Afro-Brazilian culture
Ancient martial arts
Capoeira
Education and emancipation
Socio-cultural recognition
Resumo em inglês
The objective of this project was to research on how the history of an ancient practice, such as capoeira, was registered. In spite of having originated at the slave quarters in the colonial period, the capoeira has not yet seen its social recognition. . Due to the gaps within such registration, we have interviewed some capoeira masters with extensive experience in the transmission of its culture aiming at rebuilding, the capoeira contributions to the upbringing of generations of African descendant youngsters. Although the Federal Laws 10.639/03 and 11.645/08 which recognizes the historical, cultural and political importance of capoeira, and considers it crucial for the formation of new generations, foreseeing its implementation in schools, its practice still faces obstacles in this scope. Therefore, we propose as part of the research, experiences of shared teaching of capoeira at FEUSP'S Application School, seeking to contribute to the teachers' formation for the teaching of history and Afro-Brazilian and African culture. The concept of recognition - in the subjective, legal and cultural perspectives, defended by Axel Honneth, as well as the reconstruction of the history of capoeira in the states of São Paulo, Rio de Janeiro and Bahia. It as part of the enslaved resistance in Brazil, were essential to interpret the critical content of the lyrics and the symbolic meaning of the game of capoeira and its rituals. They also contributed to the recognition of a widespread Afro-Brazilian culture on practically all the continents.
 
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Data de Publicação
2017-01-12
 
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