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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-23042012-152311
Document
Auteur
Nom complet
Mariana de Campos Pereira Giorgion
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Belintane, Claudemir (Président)
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do
Lima, Sheila Oliveira
Titre en portugais
O contexto do não texto: campos relacionais de pais e escola
Mots-clés en portugais
letramento
Psicanálise
relações pais e escola
Resumé en portugais
O presente trabalho tem por objetivo identificar algumas das regras constitutivas do campo relacional que se delineia a partir das relações entre as famílias e a escola. Promovemos a escuta de pais de três crianças enfrentando dificuldades de letramento e analisamos falas da coordenação da escola, bem como o relatório de pesquisa do Grupo de Oralidade e Escrita, que investiga a influência dos jogos orais no desenvolvimento da escrita. A metodologia de trabalho proposta foi uma pesquisa qualitativa exploratória, utilizando a Teoria dos Campos de Fábio Herrmann como ferramental teórico-metodológico para a escuta e análise do material de pesquisa. A escuta transversal dos diversos discursos inseridos na comunidade escolar apontou para a percepção de temas recorrentes que dizem da constituição desse campo específico: ausência/distância, renitência e resistência se configuram como regras de complementariedade às relações escolares, com suas consequências premeditadas e oposições bem definidas. As análises apontam para um impasse: a intervenção nas dificuldades singulares gera movimento e promove alfabetização, entretanto a dinâmica institucional se fixa numa lógica moralizante, em que a indisciplina e a distância dos pais são as chaves principais para a compreensão das dificuldades de aprendizagem. Tal conclusão nos sugere a necessidade de construção de um modelo específico de intervenção, e de um viés específico de atuação do profissional psicanalista dentro da escola, calcada na elucidação dessa dinâmica emocional que moldura e determina as relações.
Titre en anglais
The context of non-text. Relational fields of parents and school.
Mots-clés en anglais
literacy
parent and school relation
Psychoanalysis
Resumé en anglais
The present work aims at identifying some constitutive rules of relational field that can be outlined from family-school relationships. The listening to parents of children who have been experiencing failure at school, as well as the listening to school advisors, are object of analysis, together with reports of the Orality and Writing Research Group. It is a qualitative exploratory research that makes use of Fabio Herrmanns Multiple Fields Theory in order to listen to, and analyze the research material. Recurring themes have been identified in school community discourse, such as absence and distance, obduracy and reticence. These themes tell about the constitution of this field and conform themselves as rules of complementarity to school relations, yielding intentional consequence and deliberate opposition. The investigation depicts some inconsistency: intervention in individual difficulties promotes change and learning; notwithstanding, institutional dynamic shelters in a moralizing discourse that credits childrens indiscipline and parents reticence as the main causes of learning difficulties. Such analysis leads to the conclusion that a model of intervention is needed, as well as it evidences the specific bias of the psychoanalyst practice within the school, grounded in the elucidation of this emotional dynamic that frames and determines relations.
 
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Date de Publication
2012-05-04
 
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