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Master's Dissertation
DOI
Document
Author
Full name
Mariana Sales de Araújo Carvalho
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2019
Supervisor
Committee
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos (President)
Azevedo, Maria Nizete de
Souza, Luciana Sedano de
Title in Portuguese
Perguntas como mediação: apropriação de conceitos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental
Keywords in Portuguese
Aprendizagem
Educação em ciências nos anos inicias
Ensino por investigação
Mediação
Pergunta
Abstract in Portuguese
A área de pesquisa que trata da Educação em Ciências no Ensino Fundamental tem apontado para a importância do Ensino por Investigação, que traz em seu bojo a possibilidade da mediação docente na condução das aulas. Nessa via, o presente estudo buscou investigar como a mediação da professora, realizada através de perguntas, vincula-se com o processo de apropriação dos conceitos científicos relacionados a bactérias, durante aulas de Ciências da Natureza em uma turma do 2º ano. Fundamentamos nossa pesquisa na perspectiva históricocultural. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, intitulada estudo de caso, com foco na observação participante. Utilizamos observações e gravações em áudios das aulas. Consideramos a mediação docente significadora enquanto unidade de análise. Consubstanciamos analisar o processo de apropriação de conceitos científicos relacionados a bactérias por meio de uma sequência didática composta por cinco aulas, que buscou problematizar os conceitos, inicialmente ancorados nos conceitos espontâneos que os alunos possuíam. A organização da análise transcorreu por meio das aulas, as quais fragmentamos em episódios, definidos de acordo com as premissas convergentes para o processo de apropriação do conceito científico, tais como: Zona de Desenvolvimento Proximal, Nível de Desenvolvimento Real, Conceitos Espontâneos, Perguntas da professora, Cognição Distribuída. Os resultados indicaram que a mediação docente significadora, materializada através das perguntas realizadas pela professora, potencializou a ascensão dos conceitos espontâneos para os conceitos científicos. Apreendemos que os movimentos discursivos ocorridos no percurso das aulas, promovidos pelas perguntas da professora, são elementos fundamentais para a abordagem de Ensino por Investigação. Além disso, tais implicações apontam que a prática docente dialógica contribui para o protagonismo dos alunos, e, em consequência, para a sua aprendizagem.
Title in English
Questions used for mediation: appropriation of scientific concepts in the elementary education early years
Keywords in English
Learning
Mediation
Question
Research teaching
Science education in the early years
Abstract in English
The research area that deals with Science Education in Elementary Education has been pointing out to the importance of Research Teaching, which brings the possibility of teaching mediation in conducting classes in its scope. This way, this study sought to investigate how the teachers mediation, performed through questions, is linked to the process of appropriation of scientific concepts related to bacteria during Natural Sciences classes in the 2nd grade. Our research is based in the socio-cultural perspective. The used methodology was qualitative, named case study, focusing in the participant observation. We used classes notes and audio recordings. We considered the teachers mediaton significant while unit of analysis. We substantiated analyzing the process of appropriation of scientific concepts related to bacteria through a didactic sequence composed of five classes, which sought to problematize the concepts, initially tied to the spontaneous concepts that the students had. The analysis organization occurred through the classes, which were divided into episodes, defined according to the converging assumptions to the process of appropriation of scientific concept, such as: Proximal Development Zone, Real Development Level, Spontaneous Concepts, Teachers questions, Distributed Cognition. The results indicated that the significant mediation, materialized through the teachers questions, enhanced the rise of spontaneous concepts to scientific concepts. We learned that the speech activities occurred during the classes, encouraged by the teachers questions, are key elements for the research teaching approach. Moreover, such implications point out that the dialogical teaching activity contributes to the students ownership and, therefore, to their learning.
 
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Publishing Date
2019-06-17
 
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