• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2009.tde-24092009-105631
Documento
Autor
Nome completo
Silvia Cristina Dotta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Giordan, Marcelo (Presidente)
Kenski, Vani Moreira
Moura, Manoel Oriosvaldo de
Santos, Flavia Rezende Valle dos
Santos, Gilberto Lacerda
Título em português
Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância
Palavras-chave em português
aprendizagem dialógica
dialogia
educação a distância
formação de professores
interação professor-aluno
interação verbal
tutoria pela internet
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é contribuir com o desenvolvimento das bases teóricometodológicas para a prática do diálogo a distância, a partir de uma concepção dialógica de Educação. Desenvolvemos uma metodologia para oferta de uma disciplina a distância, em que parte de seu conteúdo tratou da formação de tutores para o diálogo virtual. Criamos um software de comunicação, o Tutor em Rede, e o implementamos para a oferta de um serviço de tutoria pela internet. Monitoramos a atuação de licenciandos ao longo de três semestres, cujas atividades e interações realizadas com estudantes de Ensino Médio para esclarecimento de dúvidas de Química formaram nossa base de dados. Observamos o caso de uma estudante de MEQVT, denominada Tutora 7A, durante estágio de tutoria pela internet, de onde selecionamos uma amostra de episódios de interação entre essa tutora e estudantes que procuraram o serviço voluntariamente para realização de nossas análises. Partimos dos estudos socioculturais desenvolvidos por Vigotski, Bakhtin, Wertsch, Wells, para investigar a interação dialógica como alternativa para o diálogo a distância. Deste estudo, sugerimos que a aprendizagem dialógica é uma interessante proposta para subsidiar os processos de construção de problemas e de significados, mas que sua concretização, em serviços de tutoria, depende da criação de estratégias para compartilhar ambos os processos. Uma das estratégias adotadas pelo sujeito de nosso estudo foi o jogo de perguntas e respostas. Esse jogo mostrou-se eficiente para a problematização das dúvidas dos estudantes, na medida em que a tutora conduzia o engajamento dos estudantes ao diálogo, por meio do estabelecimento de empatia, do compartilhamento do processo de construção de idéias e da prevalência da função dialógica do discurso. Ao final, consideramos defesa de uma concepção de aprendizagem dialógica para atividades a distância que supere o paradigma da transmissão, por um da mediação, da interação.
Título em inglês
Dialogical learning in tutoring through the Internet: a case study of a tutor during her training in a distance course
Palavras-chave em inglês
dialogia
dialogic learning
distance education
teacher education
teacher-student interaction
tutoring trought the internet
verbal interaction
Resumo em inglês
The objective is to contribute to the development of theoretical and methodological bases for the practice of distance dialogue, from a dialogical conception of Education. We have developed a methodology to offer a distance course Metodologia do Ensino de Química Via Telemática (MEQVT) , in which part of its content dealt with the training of tutors for the virtual dialogue. We have created a communication software, the Tutor em Rede, and implemented it to offer a tutoring through the internet. We have observed students´ performance over three semesters, whose activities and interactions held with high school students formed our database. For research purposes, we have observed a student of MEQVT during the tutoring training, from where we have selected a sample of interaction episodes between that tutor and students to perform our analysis. We have taken sociocultural studies developed by Vygotsky, Bakhtin, Wertsch, Wells, as the theoretical basis to investigate the dialogical interaction as an alternative to the distance dialogue. From this study, we suggest that the dialogical learning is an interesting proposal for the processes of problem and meaning construction, but that its achievement in tutoring services, depends on the creation of strategies to share the both processes. One of the strategies adopted by the subject of our study was a game of questions and answers. This game proved to be efficient for the reconstructing the students' questions, in that the tutor dealed the engagement of students to dialogue, through the establishment of empathy, the sharing of the construction of ideas and the prevalence of the function of the dialogical speech. Finally, we consider to support the dialogical learning concept for distance activities that exceeds the paradigm of "transmission" by one of mediation, of interaction.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
SilviaDotta.pdf (2.44 Mbytes)
Data de Publicação
2009-12-16
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • DOTTA, Sílvia. Implementação de uma ferramenta de comunicação assíncrona para o diálogo privado em serviços de tuto. In VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 8, Ouro Preto, 2011. ISBN 22375996.
  • DOTTA, Sílvia, et al. Metodologia de Ensino para a inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática docente. In Agustina Rosa Echeverria; Leni. Formação Superior em Química no Brasil: Práticas e Fundamentos Curriculares. Organizador. 1 ed.. Ijuí : Unijuí, 2010. p. 241-265. Autores: Dotta, Sílvia; Barboza, Luciama; Góis, Jackson; Giordan, MarceloOrgs.: Agustina Rosa Echev.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.