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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-24092009-152145
Documento
Autor
Nome completo
Cléa Maria da Silva Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Silva, Nilce da (Presidente)
Cacete, Nuria Hanglei
Munanga, Kabengele
Título em português
Formação de professores à luz da história e cultura afro-brasileira e africana: nova tendência, novos desafios para uma prática reflexiva
Palavras-chave em português
formação de professores
história e cultura afro-brasileira e africana
prática reflexiva
transposição didática
Resumo em português
O presente trabalho teve como tema de investigação a formação de professores à luz da História e Cultura Afro-brasileira e Africana. A questão aqui abordada diz respeito às contribuições teóricas e metodológicas dos conteúdos e atividades na formação de professores reflexivos, e na instrumentalização, capacitação e fundamentação destes, para realizarem a transposição didática dos conteúdos, com vistas ao tratamento pedagógico adequado das questões raciais dentro do espaço escolar. Para a realização desta pesquisa, foi analisada a iniciativa desenvolvida pelo curso Escola Plural: a diversidade está na sala de aula, ministrado pelo Ceafro Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero junto à Secretaria Municipal de Educação de Salvador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que estudos de caso com características da autobiografia educativa aliada à análise de fontes documentais estão sendo realizados com seis professoras da Rede Municipal, sendo três participantes da formação e três não-participantes. Tal configuração dos sujeitos deve-se ao fato de considerarmos que esta nos possibilitaria uma discussão e análise comparativa do possível real impacto da formação na prática dos docentes. Além desses participantes, trazemos também os relatos de formadores do Ceafro, que favoreceram a compreensão do processo formativo desde a sua concepção até a sua concretização. Privilegiamos na análise as contribuições de autores que se dedicaram ao estudo das questões raciais no Brasil - como Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Kabengele Munanga, Eliane Cavalleiro, Nilma Lino Gomes, Carlos Hasenbalg, entre outros -, bem como aos que contribuíram para os estudos sobre a formação de professores e o entendimento do conceito de professor reflexivo - como Perrenoud, Carlos Libâneo, Zeichner, Donald Schön, Antônio Nóvoa e Contreras -, e por fim, aos que se dedicaram a elucidação do conceito de transposição didática, como Chevallard. A partir da análise dos dados, levando-se em conta as categorias de sujeitos implicados neste estudo, foi possível apontar alguns aspectos marcantes por eles apresentados, tais como: o reconhecimento da existência do racismo no Brasil e da escola enquanto espaço privilegiado de suas manifestações; a existência de lacunas na formação de professores, o que demanda uma formação mais consistente na temática; as dificuldades no trato das questões religiosas; a importância do trabalho com a identidade como fio condutor da formação; a pesquisa e a reflexão como estratégias; e os problemas da descontinuidade da formação no espaço escolar, entre outros.
Título em inglês
Constitution of professors at Afro-Brazilian and African culture: new tendencies, new challenges for a reflexive practice
Palavras-chave em inglês
afro-american and african history and culture
didactic transposition
reflexive practice
teachers formation
Resumo em inglês
The present work has as its main theme the training of teachers in the light of Afro-American and African history and culture. The question addressed here regards the theoretical and methodological contribution of contents and activities in the training of reflexive teachers, and in their equipping, qualification, and foundation to achieve a didactic transmission of contents, with a view to the adequate pedagogic treatment of racial issues in the schoolroom. For this research, the initiative developed by the Plural School course is analyzed: The diversity is in the classroom, administered by Ceafro Education and Professionalization for Racial and Gender Equality together with Salvadors Municipal Education Secretary. Its treated as a qualitative study, in which case studies with characteristics of the educative autobiography together with to documented sources are being done with six teachers of the Municipal Network, of whom three of them had participated in the course and the others did not. Such a choice of subjects was made so that we may consider that this allows us to engage in discussion/comparative analysis of the possible real impact of formation in the docents practice. As well as these participants, there are three accounts of Ceafro`s trainees that helped in the understanding of the training process from the conception to the initiation. We emphasize at the analysis the contributions of authors who dedicate themselves to the study of racial issues in Brazil such as Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Kabengele Munanga, Eliane Cavalleiro, Nilma Lino Gomes, Carlos Hasenbalg, among others -, as well as those who contributed to the studies in teachers training and understanding of the concept of reflexive teacher such as Perrenoud, Carlos Libâneo, Zeichner, Donald Schön, Antônio Nóvoa e Contreras -, and finally, those who dedicated themselves to the elucidation of the concept of didactic transposition, such as Chevallard. From the analysis of data, and considering the three categories of subjects in this study, it was possible to point to some important aspects highlighted by them such as: the recognition of the existence of racism in Brazil and the school as a privileged space for its manifestation; existence of gaps in the training of teachers, that shows the importance of a consistent training on this theme; the difficulties in the treatment of religious questions; the importance of the work with the identity as conduit for trainng; research and reflection as strategies; and the problems of the discontinuation of teacher training in the school environment, among others.
 
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Data de Publicação
2009-12-02
 
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