• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-25072011-102443
Documento
Autor
Nombre completo
Gisela Maria do Val
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Aquino, Julio Roberto Groppa (Presidente)
França, Sonia Aparecida Moreira
Ó, Jorge Manuel Nunes Ramos do
Título en portugués
A chamada da educação: sobre a governamentalização pedagógica nos textos jornalísticos
Palabras clave en portugués
discurso jornalístico
educação escolar
Folha de São Paulo
governamentalização
Michel Foucault
Resumen en portugués
Na presente dissertação, efetuamos uma reflexão sobre textos jornalísticos dedicados ao tema da educação escolar. O objetivo do trabalho foi problematizar as racionalidades e práticas ali constituídas, as quais compõem materialidades que concebem e levam a cabo um projeto político específico para a sociedade contemporânea. Para tanto, analisamos as matérias veiculadas sobre educação escolar no jornal Folha de São Paulo entre 1996 e 2006, tomando como referência o campo teórico dos estudos pós-estruturalistas e, em especial, o legado analítico de Michel Foucault. Consideramos que, por meio dos textos jornalísticos, são produzidos enunciados que sustentam um discurso afiliado às perspectivas econômicas, políticas, sociais e culturais predominantes. Assim, nosso estudo pretendeu apontar as relações de poder que ali se processam, analisando-as como práticas cotidianas e capilares que são incorporadas por esse discurso; compreendemos tais práticas sem qualquer conotação repressora ou autoritária, mas como fomentadoras de políticas de verdade que circulam em espaços públicos, interagindo produtivamente com seus leitores e reverberando na instituição escolar. Ao tomar como objeto de pesquisa o discurso jornalístico sobre a educação, nosso trabalho centrou-se na investigação do modo como as matérias jornalísticas operam via produção, articulação e circulação das relações de saber-poder na contemporaneidade pedagógica. O rol de textos selecionados e examinados perfaz uma teia discursiva que, por um lado, justifica e atualiza a importância da educação escolar e, por outro, intervém nas supostas dificuldades enfrentadas pela escola para continuar operando nos tempos e espaços em que tradicionalmente tem operado. Quando abordam a educação, os textos jornalísticos não estão veiculando apenas informações, opiniões e comentários sobre ela, mas compõem enunciados que problematizam e prescrevem formas de fazer, de aprender, de ensinar e, sobretudo, de ser e de compreender o mundo, arregimentando assim uma eficaz maquinaria de governamentalização pedagógica.
Título en inglés
The call for education: on the pedagogical governmentalization in journalistic texts
Palabras clave en inglés
Folha de São Paulo
governmentalization
journalistic discourse
Michel Foucault
school education
Resumen en inglés
This dissertation focuses on journalistic texts which address the issue of school education. Its reflection aimed at problematizing the rationalities and practices built therein, which make up materialities that conceive and unfold a specific political project for the contemporary society. For that purpose, articles on school education published in the newspaper Folha de São Paulo between 1996 and 2006 were analyzed, based on the theoretical field of the poststructuralist studies, with special emphasis on the legacy of Michel Foucault. It is assumed that, through journalistic texts, enouncements are produced that maintain a discourse associated with the predominant economic, political, social and cultural perspectives. Thus, this study looked to point out the power relations which take place therein, analyzing them as everyday and capillary practices which are incorporated by this discourse. Such practices are seen without any repressive or authoritarian connotation, but rather as a means to foster truth policies which circulate in public spaces, interacting productively with their readers and reverberating in the school institution. By having the journalistic discourse on education as its object, this study focused on the investigation of the manner in which journalistic articles operate via production, articulation and circulation of knowledge-power relations in contemporary education. The array of texts selected and examined makes up a discursive web which, on the one hand, justifies and updates the importance of school education, and, on the other hand, intervenes in the alleged difficulties faced by school to continue operating in the spaces and times where it has traditionally operated. When they approach education, journalistic texts are not conveying only information, opinions and comments about it, but are composing enouncements that problematize and prescribe ways of acting, learning, teaching and, above all, being and understanding the world, thus assembling an effective machinery of pedagogical governmentalization.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
gisela.pdf (934.14 Kbytes)
Fecha de Publicación
2011-08-22
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.