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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.48.2009.tde-25092009-090745
Document
Auteur
Nom complet
José Norberto Soares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Lopes, Katia Maria Abud (Président)
Aquino, Julio Roberto Groppa
Ribeiro, Yvonne Maggie de Leers Costa
Titre en portugais
A introdução da definição de raça nas propostas curriculares brasileiras: a lente da nova lei e os olhos dos alunos
Mots-clés en portugais
educação básica
ensino de História
escola pública
multiculturalismo
Resumé en portugais
Esta dissertação tem como objetivo analisar a recepção das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana, divulgadas após a lei 10639/2003, em uma escola de ensino básico no ABC paulista, e seu impacto nas aulas de História, uma das três disciplinas incumbidas de implementar o conteúdo proposto pelas Diretrizes. Ela faz uma análise crítica da introdução de conceitos multiculturais adaptados do racialismo normativo anglo-saxão, que estimulam a noção de pertencimento a comunidades étnicas ou grupais particulares dentro do corpo social. Tal análise crítica parte da constatação de que este movimento entra em choque com a concepção universalista que norteou o ensino público brasileiro no século XX, e desconsidera conceitos e formas de pensamento dos alunos que, embora trabalhados na escola, são anteriores a ela. A introdução de novos conceitos e práticas, como proposto pelas Diretrizes, é alvo de uma reflexão que situa suas origens e investiga seus desdobramentos nas salas de aula. O campo da atual pesquisa é uma escola pública em Santo André na qual, através de questionários, procurou-se traçar um perfil dos alunos da última série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, investigar suas expectativas de vida escolar e profissional e como relacionam mudanças e permanências no trânsito entre a escola, a família e a sociedade mais abrangente. A região do ABC foi a primeira grande concentração industrial de produtos de consumo do país, e os alunos da escola pública são filhos e netos de trabalhadores urbanos e industriais. Para eles a principal preocupação é o ingresso no Ensino Superior, bem como a sua inserção no mercado de trabalho. Eles relacionam a continuidade dos estudos com a ascensão social, e para eles a escola permanece um local de exercício da igualdade, uma base comum de onde se pode planejar e almejar o passo seguinte que os levará ao sucesso profissional. Aproximadamente metade dos alunos relatou que já foi vítima de algum tipo de preconceito, porém apenas uma pequena parte por cor ou raça. A grande maioria dos alunos desconfia dos discursos de diferenciação e, simultaneamente, mostra uma categórica rejeição às mais diferentes formas de preconceito; muitos enxergam a classificação racial como mais uma delas. Conclui-se que a percepção de preconceitos existe, e que eles se manifestam tanto dentro como fora da escola, porém esta continua a ser vista como a base comum na qual os mais pobres apóiam sua possibilidade de ascensão social. Os alunos reproduzem na escola as expectativas familiares e sua história e, naquele lugar específico, não são diferentes. Eles são indivíduos singulares, mas, como alunos da escola pública, continuam a manter o princípio básico de igualdade, apesar das tentativas de diferenciá-los no seu interior. Para o multiculturalismo normativo, a igualdade é o resultado da soma das diferenças. Esta pesquisa verificou que, para os alunos, a escola pública ainda é um lugar para o exercício da igualdade, e não um laboratório que sintetize tal soma por determinação legal.
Titre en anglais
The Introduction of Race Definition in/at/on Brazilian Curricular Official Guidelines: The Lens of the New Law and the Student´s Eyes
Mots-clés en anglais
basic education
History Teaching
multiculturalism
public school
Resumé en anglais
This dissertation analyses the reception, at a basic school situated at São Paulos ABC region, of the National Curricular Guidelines for the Education on Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, released after the approval of Federal Law 10639/2003. It discusses the impact of the Guidelines on History classes, one of the chosen disciplines that should implement its contents. A critical analysis is made of the introduction of multicultural concepts adapted from Anglo-Saxon normative racialism which stimulate notions of belonging to ethnical communities and particular groups inside the social body. This critical analysis sets off from the verification that this movement clashes with the universalistic conception that steered Brazilian public school throughout Twentieth Century, and ignores students concepts and ways of thinking that, although worked at school, existed before it. The introduction of new concepts and practices, as proposed by the Guidelines, is object of a reflection that defines its origins and investigates its unfolding inside the classes. The field of this research is a public school at Santo André; a questionnaire established a profile of students belonging to the last year of Basic School and High School, and investigated their expectations of school and professional life, how they relate changes and permanencies in the transit between school, family and society. The ABC region was the first big industrial cluster of mass products in Brazil, and students of public schools are children and grandchildren of urban and industry workers. Their main concern is to enter University, as well as getting a job. They relate continuing school with social upgrading, and for them school remains the place for exercising equality, a common basis where they can plan their next step, which can lead to professional success. Approximately half of the students refers to have been victim of some type of prejudice, but only a small part by their colour or race. The majority of them is wary of differentiating speeches and shows, simultaneously, an absolute rejection to different forms of prejudice, and many of them see racial classification as another type of it. Conclusions are that there is perception of prejudices, and that they appear inside as well as outside school; however, school continues to be seen as the common basis where the poorer found their possibilities of rising socially. Students reproduce, at the school, family expectancies and history. They are unique individuals, but, as members of public school, maintain the principle of equality, in spite of attempts of differentiating them. For normative multiculturalism, equality is the product of adding differences. This research found that for the students their school is still a place for exercising equality, and not a laboratory where this sum is performed by legal imposition.
 
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Dissertacao.pdf (662.14 Kbytes)
Pre_texto.pdf (51.25 Kbytes)
Date de Publication
2009-12-16
 
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