• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.48.2008.tde-26012009-134012
Documento
Autor
Nombre completo
Susane Fernandes de Abreu Teixeira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Brolezzi, Antonio Carlos (Presidente)
Machado, Nilson Jose
Soares, Maria Tereza Carneiro
Título en portugués
Uma reflexão sobre a ambigüidade do conceito de jogo na educação matemática.
Palabras clave en portugués
ambigüidade
educação matemática
jogo
papel do professor
Resumen en portugués
As atividades que envolvem jogos na sala de aula, além de propiciarem o prazer, o desafio e a curiosidade, podem proporcionar o engajamento do aluno no processo ensino-aprendizagem e na construção de conceitos matemáticos. Essa afirmação pode parecer trivial, mas não é tão simples assim. Por parte do professor, a reflexão sobre a inserção de jogos em sua prática contribui para uma tomada de consciência sobre sua função mediadora nos processos de aprendizagem e para uma progressiva segurança e autonomia na mediação dos mesmos. O objetivo deste estudo é refletir sobre a ambigüidade do conceito de jogo, e elaborar a consideração de que as crenças constituídas ao longo da história de vida e formação do professor determinam o seu conceito sobre o jogo na escola. Consideramos fundamental discutir o paradoxo do jogo educativo ao se pesquisar o jogo na escola e refletir a prática do professor. Caso contrário, propostas bem fundamentadas e interessantes não atingem o professor em sua prática e não são introduzidas na escola. O primeiro eixo da pesquisa irá centrar-se nos pressupostos teóricos sobre o fenômeno em questão, buscando elementos para discutir o que é o jogo na escola, quais suas finalidades e qual o papel do professor. O segundo eixo utiliza a história oral como metodologia de pesquisa e busca desvelar na fala de uma professora, com sua história de vida, contrapontos para a discussão do tema. No encontro desses dois eixos procuramos nos aproximar do conceito de jogo na escola e ponderar o papel do educador.
Título en inglés
A reflection on the ambiguity of the concept of games in Mathematics education.
Palabras clave en inglés
ambiguity
game
mathematics education
teacher's role
Resumen en inglés
The activities involving games in the classroom, in addition to providing the pleasure, the challenge and curiosity, can provide the engagement of the student in the teaching-learning process and the construction of mathematical concepts. That may seem trivial, but it is not as simple case. For the teacher, the debate on the inclusion of games in their practice contributes to an awareness of their role on mediating in the processes of learning and a progressive security and autonomy in mediation of them. The objective of this study is to reflect on the ambiguity of the concept of the game, and prepare the consideration of the believes that formed during the life story of the teacher training and determine its concept on the game at the school. We discuss the fundamental "paradox of the educational game" when searching the game in school and reflect the practice of teaching. Otherwise, well reasoned and interesting proposals do not affect the teacher in their practice and are not made in school. The first axis of the research will focus on the theoretical assumptions about the phenomenon in question, seeking evidence to discuss what is the game at school, what their purpose and what the role of the teacher. The second uses the oral history and methodology of research and search unveiling the talk of a teacher, with its history of life, counterpoints to the discussion of the subject. At the meeting of these two axes trying to bring the concept of the game in school and consider the role of educator.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-02-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.