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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-26032012-161504
Documento
Autor
Nome completo
Nayara Vicari de Paiva Baracho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Nicolau, Marieta Lucia Machado (Presidente)
Fernandez, Isabel Gretel Maria Eres
Silva, Elisabeth Ramos da
Título em português
A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a educação infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas: um olhar e as possibilidades em um contexto brasileiro
Palavras-chave em português
documentação
educação infantil
ensino e aprendizagem
escola pública
formação de professores
prática de ensino
Resumo em português
Esta pesquisa investigou as práticas dos educadores de um Centro de Educação Infantil brasileiro, da cidade de São Paulo, no que diz respeito ao uso de estratégias de observação e registro, seguidos por reflexão e publicação de suas hipóteses sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Os objetivos da investigação foram: conceituar a prática da documentação na abordagem de Reggio Emilia (Itália), estabelecendo suas principais características e propósitos e destacando, especialmente, sua contribuição para a formação dos professores; investigar qual o papel ocupado pelas crianças em uma instituição pública de Educação Infantil no que se refere à participação em seus processos de desenvolvimento e aprendizagem; investigar o dia a dia de salas de Educação Infantil com o intuito de perceber se há presença, na prática dos professores, das etapas do processo de documentação (observação, registro, reflexão e publicação) e, em caso afirmativo, de que forma acontecem; investigar se a apresentação da abordagem de Reggio Emilia para a equipe de professores da Educação Infantil, destacando o papel da documentação, pode acarretar em mudanças na prática educativa da instituição. Buscou-se a contextualização histórica dos principais aspectos e princípios da prática italiana, bem como o detalhamento do significado da prática da documentação nesse contexto, no qual este trabalho foi apoiado. Para aproximar a prática estrangeira do contexto da pesquisa, apresentou-se o percurso histórico do estabelecimento da Educação Infantil no Brasil, como nível de ensino e direito das crianças. A fundamentação teórica baseou-se nos preceitos da abordagem histórico-cultural do desenvolvimento, com a qual foi traçado um paralelo com as práticas da abordagem de Reggio Emilia e, em especial, com a documentação. Trata-se de uma investigação de enfoque qualitativo, caracterizada como pesquisa-ação. Após o acompanhamento e a análise das observações iniciais, foram feitas as apresentações sobre os principais aspectos da abordagem italiana e das características do processo de documentação para a professora, coordenadora e diretora do CEI. Em parceria, foram escolhidas duas formas de atuação com o intuito de promover mudanças nas práticas com base nos princípios apresentados. Uma delas foi a montagem de um ateliê para o desenvolvimento de propostas que ampliassem as linguagens artísticas das crianças, colocando-as como sujeitos ativos em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Além da estruturação do espaço físico, foram programados momentos de formação sobre o assunto. Aliado a essa intervenção, houve o acompanhamento de uma professora durante 3 meses para, em parceria, buscar reflexões e transformações na forma de observar as crianças e suas produções, bem como a valorização das formas de registro. Houve indicativos de que o processo de acompanhamento da pesquisadora na sala de aula, bem como a reflexão que acompanhou o processo de montagem do ateliê, foi significativo para a alteração de práticas da professora. Evidenciou-se a possibilidade de apropriação de aspectos de uma prática estrangeira para o contexto pesquisado, valorizando o papel dos professores a partir da análise reflexiva de seu cotidiano.
Título em inglês
Documentation of the Reggio Emilia approach to early childhood education and its contributions to pedagogical practices: one look and the possibilities in a Brazilian context.
Palavras-chave em inglês
childhood education
documentation
public School
teacher training
teaching and learning
teaching practice
Resumo em inglês
This research was based on the educators at a Brazilian Children`s Educational Center, in the city of São Paulo. It investigates their practice as educators, relying on their strategies of observation and registration, followed by reflecting on and publishing their hypothesis about children`s development and learning. The goal was to: understand the concepts of Reggio Emilia in order to document what was established as being their main characteristics and purpose, highlighting their contributions and investments in their teacher`s professional development. It also intends to investigate the students role in a public Preschool and how they actively participate in their own developmental and learning process. Also, to investigate the daily routine in the preschool classrooms in order to see if the teachers follow the steps (observation, registration, reflection, publication) and if so, how do they happen; as well as investigate if this presentation could lead to changes in the educational practice of the team of educators at the institution. This document is based on the Italian aspects and principles, as detailed in this document. The history of the Brazilian Educational system, was used to establish a level of children`s educational rights. The theoretical framework is based on the principals of historical and cultural development, with which it is drawn a parallel with the practices of Reggio Emilia, particularly with the documentation. It is a qualitative research approach, characterized as action research. After the monitoring and analysis of initial observation, presentations were made on the key aspects of the Italian approach and characteristics of the documentation process for a teacher, coordinator and director of CIS. In partnership were selected two forms of action in order to promote changes in practices of the principals presented. One was the assembly of an atelier to develop proposals to broaden the artistic languages of children by teachers, seeking the centrality of children in their process of development and learning. Besides the structure of physical space, training times were scheduled for each subject. Allied to this intervention, there was an accompanying teacher for a period of three months, seeking reflections and transformations in order to observe the children and their productions, appreciating forms of registration. The monitoring process of the researcher in the classroom and reflection that followed the assembly process of the atelier were significant indications to change the teacher`s practice. The possibility of appropriation of aspects of a foreign practice were revealed in the context studied, emphasizing the role of teachers from the analysis of their daily lives supported by theoretical references.
 
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Data de Publicação
2012-05-04
 
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