• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-26062012-154412
Document
Auteur
Nom complet
Lisandra Ogg Gomes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Setton, Maria da Graca Jacintho (Président)
Nascimento, Maria Letícia Barros Pedroso
Nogueira, Maria Alice de Lima Gomes
Pereira, Rita Marisa Ribes
Vianna, Claudia Pereira
Titre en portugais
Particularidades da infância na complexidade social: um estudo sociológico acerca das configurações infantis
Mots-clés en portugais
Crianças
Infância
Socialização
Sociologia da infância
Resumé en portugais
A infância e a atuação das crianças na sociedade nem sempre foram objeto de interesse por parte dos pesquisadores dos campos da sociologia e da educação, mas os processos de socialização foram estudados com afinco. Esta tese não trata dos modos de socializar as crianças, mas da forma como elas socializam-se e interagem nos seus espaços sociais. O objetivo principal é compreender como, em um determinado grupo de crianças, suas ações estiveram articuladas às instâncias da mídia, da escola e da família com o intuito de explicitar, através da prática, a necessidade de um diálogo pertinente entre as teorias de socialização e as teorias da sociologia da infância. Assim sendo, esta pesquisa está fundamentada em quatro pilares: a estrutura institucional, a agência das crianças, a história da infância e das crianças e os sentidos produzidos por elas na atualidade. A estrutura das instituições família, escola e mídia representa um elemento central para a análise das ações infantis, pois as crianças nascem em um contexto histórico-cultural e precisam aprender a se orientar e a entender as regras e os valores construídos pela sociedade. As crianças, na interação com seus pares e demais indivíduos, atuam e manifestam-se; provocam, de algum modo, modificações na estrutura institucional. Assim, as interações ocorridas entre elas produzem outros sentidos e valores. É, portanto, a análise desses sentidos infantis que oferece a possibilidade de conhecer as conexões indissociáveis e intensas que existem entre as teorias dos processos de socialização e as teorias da sociologia da infância, visto que não há socialização sem participação e atuação, assim como não há regras e normas que não produzam ações.
Titre en anglais
Childhood particularities in the social complexity: a sociological study on children configurations
Mots-clés en anglais
Childhood
Children
Socialization
Sociology of childhood
Resumé en anglais
Despite the fact that processes of socialization were always insistently considered as the subject of educational and sociological fields of study, childhood and the acting of children in society not always have been the subjects of researchers. The present dissertation does not deal with the modes by which children are socialized, instead it deals with the ways children socialize themselves and interact in their social spaces. The main goal is to understand how, in a determinate group of children, their actions were articulated with media, school, and family instances with the aim of making explicit, through practice, the need of a pertinent dialogue between socialization theories and the theories of the sociology of childhood. In this case, the present research is based in four pillars: the institutional structure, the childrens agency, the history of childhood and children, and the meanings generated by them in the present. The structure of institutions family, school, and media represents a central element for the analysis of childrens agency, for the children are born in a cultural-historical milieu and they need to learn how to guide themselves and how to understand the rules and the values constructed by the society. The children, in their interaction with their peers and other individuals, act and manifest themselves; they somehow cause modifications in the institutional structures. Then, the interactions occurred between them produce other meanings and values. It is, therefore, the analysis of these infantile meanings that can offer the possibility for us to know the inseparable and intense connections that exist between the theories of processes of socialization and the theories of the sociology of childhood, for there are no socialization without participation and acting, as well as there are no rules or norms that cannot produce actions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-07-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.