• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-26092012-153757
Document
Auteur
Nom complet
Elaine Emiliano de Moraes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Chamlian, Helena Coharik (Président)
Pinazza, Monica Appezzato
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Titre en portugais
Desafios da didática nas licenciaturas: um estudo com professores formados entre cinco e dez anos
Mots-clés en portugais
Didática
Docência
Prática reflexiva
Resumé en portugais
Neste trabalho é desenvolvido um estudo de natureza qualitativa que busca compreender em que a disciplina de didática se configurou no período de formação, assim como nos primeiros anos de exercício da profissão, de professores com até 10 anos de formação, vindos de diferentes cursos de licenciatura. Foram feitas entrevistas individuais com 11 professores que lecionavam entre os anos 2010 e 2011, nas cidades de Jundiaí e São Paulo, ambas localizadas no estado de São Paulo. Os dados das entrevistas foram organizados de tal forma que permitiram o estabelecimento de cinco categorias que se referem às formas como os professores percebem a sua formação pedagógica, dando ênfase à disciplina de didática. Eles revelam não haver clareza em relação à função da disciplina de didática na formação pedagógica. Verificamos, também, que as diversas facetas conceituais da didática extraídas dos depoimentos estão fortemente vinculadas à necessidade de um amparo mais palpável, ao qual seja possível recorrer para driblar a insegurança sentida nos momentos em que os professores se deparam com situações desafiadoras em sala de aula. Com base nisso é desenvolvida uma discussão buscando fundamentar a ideia de uma disciplina de didática mais voltada à abordagem das questões complexas que permeiam o cotidiano de trabalho docente na instituição escolar, tendo como pano de fundo a prática reflexiva.
Titre en anglais
Didactics challenge at teaching majors: a study with teachers trained between five and ten years ago
Mots-clés en anglais
Didactic
Reflective practice
Teaching
Resumé en anglais
In this study is developed a research of qualitative nature that aims to understand in which didactics discipline set up at formation period, as well as first years of profession, of teachers who count until 10 year of training and who have came from different teaching major courses. It has been done individual interviews with 11 teachers who used to teach between the years 2010 and 2011, at Jundiai and São Paulo cities, both located at São Paulo state. The interviews data was organized such as allows the establishment of five categories that refer itself to manners how teachers realize his teacher training, emphasizing didactic discipline. They reveal doesnt have clarity related to didactic discipline function at teacher training. We have verified too that several conceptual facets of didactic extracted of statements are strongly linked to need for more support, which is possible appeal to dribble insecurity felt at moments when the teachers face challenge situations inside classroom. Based on that its developed a discussion aiming substantiate the idea of a didactic discipline more directed to an approach of complex questions that permeate daily of teaching at school, having as background reflective practice.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-10-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.