• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-27012012-104122
Documento
Autor
Nome completo
Louise Arosa Prol Otero
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Belintane, Claudemir (Presidente)
Correa, Manoel Luiz Goncalves
Lima, Sheila Oliveira
Título em português
O que (não) está escrito? Oralidade poética e leitura nos processos de alfabetização e letramento
Palavras-chave em português
escrita história
leitura aquisição
letramento alfabetização
oralidade
psicanálise
Resumo em português
O presente trabalho tem o objetivo de discutir os processos de alfabetização e letramento, sustentando a hipótese de que as tradições populares da oralidade participam ativamente da aquisição da leitura e escrita alfabéticas. Investiga-se a oralidade, a história da escrita e da leitura, para discutir criticamente os modelos de letramento e propor que a oralidade poética seja considerada como um processo de escrita, que transcende a modalidade vocal, para incluir toda voz que não se designa sob o signo de uma economia escriturística, mas que partilha com ela a intenção de registro atemporal. Ao tomar a leitura e a escrita em sentido amplo, para além da materialidade do grafismo impresso sobre o papel, trazemos ao primeiro plano uma escrita que se assemelha às estruturas de memória e do psiquismo. Admitimos os processos de apropriação da linguagem sob uma perspectiva não desenvolvimentista, mas que considera tais processos desde sua inscrição primária na infância como fundadores de toda atividade linguageira da vida adulta, principalmente no campo da escrita. Trata-se de uma pesquisa teórica, que parte de observações de diagnósticos de memória oral e comentada em análises de cenas de leitura, manuscritos de alunos e da literatura literária. A partir de nossas reflexões e da discussão teórica, propomos uma concepção de oralidade e escrita que possa embasar os processos de alfabetização e letramento, principalmente de crianças que têm experimentado o fracasso nessas aprendizagens.
Título em inglês
What is (not) written? Orality and reading in literacy and lettering.
Palavras-chave em inglês
lettering literacy
orality
psychoanalysis
reading acquisition
writing history
Resumo em inglês
The present work aims at discussing the processes of literacy and lettering, sustaining the hypothesis that oral traditions perform an active role for the acquisition of alphabetic reading and writing. The investigation starts from studies of oral poetics, the history of reading and writing, to discuss some literacy myths. Also, it proposes that oral traditions should be considered a process of writing that transcends vocal modality to include all voice that does not designate itself under the sign of a scriptural economy, but which shares with it the intention of timeless register. Beyond the materiality of graphics printed on paper, this work is focused on a writing that resembles memory and psychic structures, which requires a subjective engagement of who reads and writes. The processes of language acquisition are admitted under a non-developmental perspective: it conceives that primary inscriptions in childhood as founders of all language related activity in adult life, mainly on the field of writing. It is a theoretical research that arouse from observations made in diagnosis of oral memory, and a thorough analysis of reading scenes, students manuscripts and literary literature. From these reflections and theoretical discussion, this research stresses a form of looking at orality and writing, aiming at promoting literacy and lettering process of children who have been experiencing failure to acquire alphabetic weading and writing.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-02-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.