• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2013.tde-27062013-152508
Document
Auteur
Nom complet
Rubens Antonio Gurgel Vieira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Neira, Marcos Garcia (Président)
Chamlian, Helena Coharik
Nunes, Mário Luiz Ferrari
Titre en portugais
Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de Sorocaba
Mots-clés en portugais
Educação física
Ensino superior
História oral
Identidade
Resumé en portugais
O conceito de identidade cultural tem sido amplamente discutido nas ciências sociais. Autores como Stuart Hall e Zygmunt Bauman apontam a fragmentação das identidades modernas, que não estariam mais ancoradas em instituições sociais estáveis. Em tempos assim, não faz mais sentido falarmos em uma identidade essencial e coesa, mas em identidades de momentos sócio-históricos distintos. O docente do ensino superior da licenciatura em Educação Física está inserido nesse contexto, e se torna importante compreendermos a sua identidade profissional quando se constata que o campo da Educação Física escolar possui distintas concepções, que são colocadas em circulação pelo currículo que forma professores. Sob o quadro teórico dos Estudos Culturais, em que a cultura assume a centralidade nas análises das constituições sociais, compreendemos que a coexistência de diversas propostas curriculares para o componente na educação básica é parte da disputa pela imposição de códigos hegemônicos, terminando por influenciar a identidade docente. Partindo do pressuposto que a complexidade da sociedade contemporânea interpela os sujeitos de diversas formas, objetivou-se entender melhor o processo de construção identitária dos docentes universitários, visando compreender o posicionamento dos professores diante dos currículos estabelecidos do campo. Para tanto, seguindo as sugestões de Meihy e Holanda, optou-se pelo método de história oral como forma de investigar a constituição da identidade e os processos de identificação do professor responsável por disciplinas didático-pedagógicas dos cursos que formam professores de Educação Física situados na cidade de Sorocaba (SP). As análises indicaram uma presença marcante de identidades docentes acríticas, fruto das trajetórias de vida e identificações com contextos contingentes. Diante de vetores de poder macro, posições de sujeito engendradas por condições de força maior e uma genealogia subjetiva repleta de experiências hegemônicas, as identidades docentes compõe um circuito da cultura que coloca em circulação discursos confusos e superficiais sobre a EF escolar.
Titre en anglais
Identities teachers in higher education physical education: clipping of the city of Sorocaba
Mots-clés en anglais
Higher education
Identity
Oral history
Physical education
Resumé en anglais
The concept of cultural identity has been widely discussed in the social sciences. Authors such as Stuart Hall and Zygmunt Bauman pointed fragmentation of modern identities, which would no longer be anchored in stable social institutions. In times like this, it makes no sense to speak in a vital and cohesive identity, but identities of different socio-historical moments. The higher-education teaching degree in the Physical Education is inserted in this context,and it becomes important to understand their professional identity when it turns out that the field of Physical Education has distinct conceptions, which are put into circulation by the curriculum that trains teachers. Under the theoretical framework of Cultural Studies, where culture assumes the centrality of the constitutions in social analysis, we understand that the coexistence of various proposals for curricular component in basic education is part of the dispute by imposing hegemonic codes and ultimately influence the teaching identity. Assuming that the complexity of contemporary society challenges the subject of various forms, we aimed to better understand the process of identity construction of academics, to understand the positioning of teachers regarding the curriculum established field. Therefore, following the suggestions of Meihy and Holland, was chosen by the method of oral history as a way to investigate the formation of identity and identification processes of the teacher responsible for teaching courses that train teachers of Physical Education located in Sorocaba (SP). Analyses indicated a strong presence of teacher uncritical identities, fruit of life trajectories and contingent contexts. Given vectors of macro power, subject positions engendered by majeure conditions and a life story full of hegemonic subjective experiences, identities teachers compose a circuit of culture that places speeches confused and superficial about the EF school.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-07-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.