• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2010.tde-27082010-102640
Documento
Autor
Nome completo
Sandra da Costa Lacerda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Porto, Maria do Rosario Silveira (Presidente)
Almeida, Rogério de
Chaves, Iduina Edite Mont'Alverne Braun
Monteiro, Sueli Aparecida Itman
Teixeira, Maria Cecilia Sanchez
Título em português
Caminhar, aprender, criar: o quadro de apoio das escolas
Palavras-chave em português
arquétipos
dimensão educativa
jornada interior
projeto inter-escolas
quadro de apoio
Resumo em português
Considerando que, além dos professores e da equipe gestora, atuam nas escolas os profissionais do quadro de apoio e que pouco foi investigado nos meios acadêmicos sobre quem são, suas influências nas relações intersubjetivas que se estabelecem no grupo-escola (funcionários, alunos, docentes e equipes gestoras), delineou-se o objetivo dessa pesquisa, que é o de melhor apreender quem são esses sujeitos, como pensam, sentem e agem no cotidiano das escolas, bem como suas histórias, experiências, práticas, percurso ou o que se denominou jornadas arquetípicas, as quais favorecem a busca de um maior conhecimento acerca deles mesmos, seus avanços, limites e possibilidades. Para este fim, uma abordagem fenomenológicacompreensiva foi definida como metodologia, visando a investigar, por exemplo, as questões que mobilizaram o pessoal do quadro e influenciaram seus modos de ser, pensar, agir e sentir, a partir da participação, durante cinco anos, no Projeto Inter- Escolas de Formação dos Educadores. Análise para a qual foram imprescindíveis as contribuições de Gilbert Durand, Cornelius Castoriadis, Edgar Morin, Michel Mafesolli, Joseph Campbell, Paula Carvalho e Carol Pearson, entre outros. Esse trabalho foi organizado em três capítulos, sendo o primeiro dedicado à introdução, ao referencial teórico e à metodologia; o segundo, ao desenvolvimento do Projeto Inter-Escolas de Formação dos Educadores e no qual os agentes escolares, vigias e auxiliares técnicos de educação participaram; e o terceiro, que conta com relatos e histórias de alguns desses profissionais e suas respectivas jornadas. Temos, finalmente, algumas considerações acerca de quem são esses sujeitos, suas histórias e os caminhos percorridos na direção de si mesmos.
Título em inglês
Walking, learning, creating: the schools support staff.
Palavras-chave em inglês
archetypes
educational dimension
inter-schools project
interior journey
support staff
Resumo em inglês
Considering that apart from the teachers and the board team, the support staff works in schools and that there is few academic research about who they are, how they influence the intersubjective relations which occur in schools among employers, students, teachers and board team, delineates this research target which is to try to understand who those actors are, how they think, feel and act every day in schools, also understand their stories, experiences, practices and ways during their lives or, in other words, what was nominated archetypical journeys, which favor the search for a bigger knowledge about themselves, their advances, limits and possibilities. In oder to do that a methodological phenomenological-understanding approach was adopted, intending to investigate the questions which mobilized the support staff and influenced their way of being, thinking, acting and feeling, observing how they participate in the Educators Education Inter-Schools Project for five years. The theoretical support of this research was the indispensable contributions from Gilbert Durand, Cornelius Castoriadis, Edgar Morin, Michel Mafesolli, Joseph Campbell, Paula Carvalho and Carol Pearson, among others. This work has three chapters: the first one is dedicated to the introduction, theoretical references and methodology; the second, to the Educators Education Inter-Schools Project development, in which the support staff participated; and the third, where the reports and stories from some those professionals and their own journeys are told. In the end, there are some considerations about who those actors are and their journeys toward themselves.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-09-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.