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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.48.2015.tde-27102015-092340
Documento
Autor
Nombre completo
Patricia Teixeira Tavano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Almeida, Maria Isabel de (Presidente)
Batista, Nildo Alves
Mate, Cecilia Hanna
Mota, Andre
Soares, Sandra Regina
Título en portugués
Tramas da tessitura curricular: o curso experimental de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1968-1975)
Palabras clave en portugués
Currículo como constructo sócio-histórico
Currículo do ensino superior
Currículo médico
Educação em saúde
Educação médica
Ensino médico
Resumen en portugués
Esta tese visa compreender as articulações e seleções que se entretecem na proposição, execução e extinção do projeto curricular do Curso Experimental de Medicina (CEM), Curso este que foi oferecido pela Faculdade de Medicina da USP entre os anos de 1968-1975, em condição sui generis, pois não substituiu o antigo currículo, mas caminhou a seu lado. Para marcar a distinção, o currículo antigo começa a ser conhecido como Curso Tradicional de Medicina e mantém a filosofia formadora baseada no paradigma biomédico, hospitalocêntrico e especializador, filosofia questionada pelo Curso Experimental de Medicina que se fundamenta em uma formação generalista, preventivista, comunitária, com diversificação dos cenários de prática e inserção profissional. Esta pesquisa se baseou na conceituação de currículo como um constructo, um território contestado, um artefato social, cultural, histórico, em busca de: articular a proposição conceitual formadora do CEM com as expectativas sociais e políticas de formação de médicos caracterizando os protagonismos factuais, individuais e grupais na conformação do currículo do Curso; compreender e analisar a construção/desconstrução do território curricular experimental na contraposição/justaposição/disposição do território curricular tradicional; discutir os pressupostos do encerramento do CEM buscando identificar possíveis permanências/contaminações curriculares. Para tanto, buscamos articular os documentos escritos e orais, base desta pesquisa, com os referencias acerca da compreensão do currículo. Os documentos escritos foram compostos de seleção realizada junto a acervos (Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz e Assessoria Técnica Acadêmica da FMUSP; jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo) e de um formulário on-line, com participação ampla dos antigos alunos dos dois cursos. Os documentos orais são oriundos de entrevistas semiestruturadas realizadas com antigos professores e antigos alunos O Curso Experimental de Medicina se encerrou em 1975 sem que tenha sido realizada uma avaliação comparativa com seu contraponto tradicional, e deixou como herança na estrutura curricular da Faculdade de Medicina a atenção primária no Centro de Saúde-Escola do Butantã e a integração de Moléstias Infecciosas.
Título en inglés
Tissue weft from curriculum: the experimental course of medicine, Faculty of Medicine, University of São Paulo (1968-1975)
Palabras clave en inglés
Curriculum as socio-historical construct
Health education
Higher education curriculum
Medical curriculum
Medical education
Medical instruction
Resumen en inglés
This thesis aims to understand the joining processes and selections that weave the proposition, implementation and termination of Curso Experimental de Medicina (CEM) (Experimental Medicine Course). This Course was offered by Faculdade de Medicina da USP (Medicine School at USP) from 1968-1975, at a unique condition, since it did not replace the old curriculum, but was offered at the same time by the School. To mark the distinction, the old curriculum was named as Traditional Medicine Course that maintained the training philosophy based on the biomedical paradigm, hospital-centric and specializer, both of philosophies questioned by the CEM which is based on general training, preventivist, community-centered, with diversification of practical scenarios and professional insertion. This research was based on a concept of curriculum as a construct, a disputed territory, an artifact made from social, cultural and historical backgrounds, looking to articulate the conceptual proposition of CEM with social and political expectations of medical formation featuring individual and group protagonisms forming the course curriculum; to understand and analyze the construction/deconstruction of the experimental curriculum in opposition/juxtaposition/disposal of the curriculum traditional territory; to discuss the assumptions of the CEMs closure seeking to identify possible stays/contaminations to the Traditional curriculum. To this end, we seek to articulate written and oral documents, base to this research, with the references about the understanding of curriculum. The written documents were selected from different sources and collections (Historic Museum "Professor Carlos da Silva Lacaz" and FMUSP Academic and technical assistance; newspapers O Estado de Sao Paulo and Folha de São Paulo) and by an online form, with wide participation of former students of both courses. Oral documents are semi-structured interviews carried out with former teachers and students. Experimental Course of Medicine (CEM) ended in 1975 without a comparative assessment with your traditional counterpoint, and left as inheritance in the curricular structure of Faculdade de Medicina the primary health attention at Health Center-School of Butantã and integration of Infectious Diseases curriculum.
 
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Fecha de Publicación
2015-11-04
 
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