• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-27102015-095118
Document
Auteur
Nom complet
Railene Menezes Naranjo Policaro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos (Président)
Cortela, Beatriz Salemme Correa
Oliveira, Monica Abrantes Galindo de
Titre en portugais
Projeto colaborativo de avaliação do desempenho escolar: contribuições para a formação de professores da educação básica
Mots-clés en portugais
Formação continuada
Pesquisa colaborativa
Saberes docente
Resumé en portugais
A literatura na área de formação de professores tem salientado a importância da participação de professores em atividades colaborativas de pesquisa. Neste trabalho focalizamos um projeto desenvolvido no âmbito do programa Observatório da Educação (OBEDUC / CAPES), no qual participaram professores da rede pública da Educação Básica do Estado de Sergipe com a finalidade principal de desenvolver instrumentos para avaliação de alunos do ensino fundamental. Buscamos com o presente estudo compreender se o fato de professores continuarem seus estudos por meio da participação em pesquisas financiadas pelo OBEDUC contribui para o seu processo de formação para a docência, bem como para pesquisa. Utilizamos referenciais teóricos relativos à Formação de Professores quanto aos modelos formativos e ao campo de investigação sobre saberes docentes. Mais especificamente, buscamos respostas para a questão: Quais as contribuições que a participação no Projeto sobre avaliação/OBEDUC traz para o desenvolvimento de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos professores? Desenvolvemos o trabalho segundo os parâmetros de metodologia qualitativa de pesquisa. Realizamos: estudo documental, observação participante das reuniões de desenvolvimento do projeto, e entrevistas semiestruturadas para delinear os perfis dos sujeitos, proceder ao levantamento de episódios, e definir categorias de análise. Com base nos resultados, evidenciamos que os professores explicitam indícios de um conjunto importante de contribuições, vindas de sua participação no projeto, quanto a saberes relativos à sua formação docente e a sua formação em pesquisa. Particularmente, identificamos menções sobre: Conhecer os conteúdos das ciências de referência e o processo de produção dos mesmos; conhecer teorias sobre ensino, aprendizagem e avaliação; saber preparar, aplicar e analisar atividades de ensino e de avaliação; saber pesquisar; e atitudes de criticidade, curiosidade, e interesse; e autonomia docente. Diante desses resultados, consideramos que a participação em programas dessa natureza traz um importante potencial na Formação Docente que expressará de diferentes formas as experiências vivenciadas no projeto.
Titre en anglais
Collaborative project evaluation of school performance: contributions to the formation of basic education teachers
Mots-clés en anglais
Collaborative research
Continuing education
Teaching knowedge
Resumé en anglais
The literature on teacher training area has highlighted the importance of involving teachers in collaborative research activities. In this research we focus on a project developed under the "Observatório da Educação" program (OBEDUC / CAPES), with the participation of public school teachers of Basic Education of the State of Sergipe with the primary purpose of developing tools for evaluating elementary students. This study sought to understand whether the fact that teachers continue their education through participation in funded research OBEDUC contributes to their formation process for teaching and for research. We use theoretical frameworks relating to Teacher Training as the training models and the field of research in teaching knowledge. More specifically, we seek answers to the question: What are the contributions that participation in the Project Review / OBEDUC brings to the development of knowledge, skills and attitudes of teachers? We develop work within the parameters of qualitative research methodology. We perform: desk study, participant observation of project development meetings, and semistructured interviews to outline the profiles of the subjects, to survey the episodes, and set categorization analysis. Based on the results, we noted that teachers explain an important set of contributions from their participation in the project as the knowledge related to their teacher training and their training in research. In particular, we identify mentions about: Know the contents of the reference science and the production process thereof; know the theories about teaching, learning and assessment; know how to prepare, apply and analyze teaching and evaluation activities; know how to research; and attitudes of criticism, curiosity, and interest; and teaching autonomy. Given these results, we believe that participation in such programs provides an important potential in teacher training that will express in different ways the experiences in the project.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-11-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.