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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2017.tde-28062017-144000
Documento
Autor
Nome completo
Ariane Monteiro Siqueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Catani, Denice Barbara (Presidente)
Lugli, Rosario Silvana Genta
Neira, Marcos Garcia
Título em português
Representações da atividade docente em uma unidade de ensino de um Centro Educacional Unificado (CEU) - formas de construção da ação cotidiana
Palavras-chave em português
Centro Educacional Unificado
Ensino fundamental
Narrativa de professores
Práticas pedagógicas
Representações professorais
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivo compreender a maneira como um grupo de educadoras de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental situada em um CEU se apropria de seu espaço no cotidiano escolar tendo em vista suas representações sobre o projeto, que preconiza a execução de uma proposta de trabalho voltada a ações de integração entre suas outras Unidades Regulares e os Núcleos de Educação, Cultura, Lazer e Esporte. Buscam-se evidências desta articulação e de um trabalho dito inovador, prescrito em seu regimento, na narrativa de cinco professoras. Considera-se que a prática resulta da articulação possível entre um contexto observado e uma série de representações incorporadas em relação à carreira, a comunidade escolar, a unidade de trabalho, aos pares, assim como aos seus saberes profissionais, dentre outros aspectos. Ao longo do exame das narrativas foi possível perceber a diversidade apresentada na formação que tiveram e os condicionantes que motivaram as escolhas profissionais correlacionando-os as suas condições socioeconômicas e culturais. O estudo norteou-se pela seguinte questão, dentre outras: Como as docentes constroem suas práticas cotidianas tendo que atentar para as propostas do Regimento Padrão da unidade? Tornou-se perceptível que esta se dá em meio ao enfrentamento de problemas que abrangem a ressignificação da ação e de concepções já interiorizadas, assim como a reorganização temporal do trabalho. Para além disto, também se torna evidente a necessidade de constituir atividades voltadas à formação em contexto, já que diante da incumbência de que o espaço CEU tem que desenvolver atividades inovadoras entende-se que esta não pode estar desarticulada do entendimento de que são os agentes que por lá circulam que constroem a cultura escolar. A pesquisa busca contribuir para as discussões relativas à formação e à atuação profissional dos professores considerando a correlação existente entre o desenvolvimento pessoal e profissional na consolidação de seu habitus. Para tanto, recorre às fontes documentais como o regimento padrão das unidades do CEU e seu Decreto de Criação, além do Projeto Político Pedagógico da EMEF e aos dados obtidos por meio de questionários e das entrevistas realizadas.
Título em inglês
Representations of teaching activity in a teaching unit of a Unified Educational Center - ways of building everyday action
Palavras-chave em inglês
Elementary school
Pedagogical practices
Teachers narratives
Teachers representations
Unified Educational Center
Resumo em inglês
The aim of this research is to understand the way in which a group of educators of a municipal elementary school located in a CEU appropriates its space in the school routine in view of its representations about the project, in which it is fostered the execution of a work proposal aimed at the integration between other regular unities and the Nuclei of Education, Culture, Leisure and Sport. From the narrative of five teachers, we search for evidences of such articulation and of a said innovative work, prescribed in its Regiment. It is considered that the practice stems from the pursuable articulation between the observed context and a series of internalized representations related to their careers, the school community, the work unity, their peers, as well as their professional knowledge, among others. Through the examination of their narratives it was possible to notice the diversity in their professional training and the conditionals that motivated their professional choices, co-relating them with their social, economic and cultural contexts. The study was guided by the following question, among others: How do the teachers create their daily practices while having to fulfill the proposals of the unitys Standard Regiment? It became clear that this happens amidst the confrontation of problems that encompass the resignifying of the action and of already interiorized conceptions, as well as the temporal reorganization of their work. Besides that, it also becomes evident the necessity of constituting training within context, since, due to the incumbency of the CEU of developing innovative activities, it is understood that such activities cannot be disconnected from the idea that it is the agents there who build the school culture. The research seeks to contribute to the discussions related to teachers professional training and practice, considering the existing correlation between personal and professional development in the consolidation of their habitus. In so doing, we resort to documents such as the Standard Regiment of CEU unities and their Creation Enactment, as well as the Pedagogical-Political Project of the school unity and data obtained by means of questionnaires and the interviews that were conducted.
 
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Data de Publicação
2017-07-11
 
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