• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2005.tde-29052012-125729
Documento
Autor
Nome completo
Milton Joeri Fernandes Duarte
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Katia Maria Abud (Presidente)
Mendonca, Paulo Knauss de
Schapochnik, Nelson
Título em português
Representações dos movimentos político-culturais da década de 60 nos jovens de ensino médio
Palavras-chave em português
Cultura
Educação
História
Movimento estudantil e etnografia
Política
Representações
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo identificar e comparar as representações históricas produzidas pelas universidades e imprensa dos movimentos políticos-culturais dos anos 60 com as representações utilizadas pelos alunos do ensino médio contemporâneo enquanto instrumento para entender o movimento estudantil atual. Foram realizadas entrevistas com alunos do ensino médio, participantes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), entidade composta por dois milhões e meio de estudantes de ensino fundamental, médio e técnico, cursos supletivos, pré-vestibulares e livres da cidade de São Paulo. Através de uma metodologia de pesquisa de inspiração etnográfica, estabelecemos uma mostra qualitativa de oito entrevistas e, também, utilizamos fotos e letras de músicas da época.
Título em inglês
Representations of political cultural movements of the 60 in the high school youth
Palavras-chave em inglês
Culture
History
Political science
Representations
Students activity and ethnography
Teaching
Resumo em inglês
This research had with objective identify and compare the historical representations made of universities and press of the political-cultural activity in the years 60 with the representations of the students contemporary intermediate teaching while instrument to understand the actual student activity. Interviews were produced with students intermediate teaching. Theyre participants of the Union Municipal of the Intermediate Students of the São Paulo (UMES), body composed of two millions and five hundred thousand of the students fundamental teaching and intermediate teaching, schools technologies and others courses of studies. Over to a researchs methodology to ethnographical inspiration, we fixed the analysis to eight interviews, photos and letters music age.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-08-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.