• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-30032015-141638
Document
Auteur
Nom complet
Valeria Trigueiro Santos Adinolfi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Krasilchik, Myriam (Président)
Diniz, Renato Eugenio da Silva
Machado, Nilson Jose
Silva, Paulo Fraga da
Silva, Rosana Louro Ferreira
Titre en portugais
Educação em valores e bioética - formação de engenheiros
Mots-clés en portugais
Bioética
Engenharia-ensino
Ensino superior
Ética ensino
Valores ensino
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objeto a educação em valores e o papel da Bioética no ensino superior, especificamente em cursos de Engenharia. Em suas diversas modalidades (mobilidade, transporte, saneamento, edificações, eletrônica, energia, etc.) a Engenharia tem impacto que proporciona aumento ou redução de expectativa e qualidade de vida e segurança. Considera-se que uma abordagem bioética transversal pode estabelecer pontes entre humanidades e ciência e tecnologia, promovendo reflexão a partir do referencial da preservação da vida com o máximo de qualidade possível para a atual e as futuras gerações. A pesquisa aqui apresentada tem caráter qualitativo e foi motivada pela busca, por parte de alguns alunos e professores de Engenharia, de materiais sobre o tema e a constatação de sua escassez em língua portuguesa. Assim, desenvolveu-se uma investigação a partir do seguinte problema: em relação às abordagens tradicionais da Ética para Engenharia, em que a Bioética pode ser um diferencial e por quê? Como pode ser um programa de Bioética destinado a área da Engenharia? Para responder a essas questões, investigou-se primeiramente a educação em valores em cursos de Engenharia previamente selecionados. A seguir, foi realizada pesquisa acerca de conteúdos em formação em valores nas grades curriculares e ementas de cursos de Engenharia. Por fim, os sujeitos selecionados (coordenadores de graduação na área) foram inquiridos acerca da educação em valores no ensino superior em geral e nas engenharias em especial, bem como a relação entre Bioética e formação de Engenheiros. Poucos sujeitos responderam. As respostas recebidas possibilitaram conhecer dos mesmos quanto à educação em valores na Engenharia, o papel da Bioética, os conteúdos, formato, métodos e resultados esperados. Entretanto, a inexistência de materiais em língua portuguesa, a ausência do tema nas grades curriculares e as não respostas por parte dos sujeitos podem indicar que a educação em valores e não apenas a Bioética, é uma área silenciosa, uma lacuna a ser preenchida nos cursos de Engenharia.
Titre en anglais
Education and bioethics engineers formation
Mots-clés en anglais
Engineering-teaching
Ethics teaching
Higher education
Values teaching
Resumé en anglais
This work presents the education in values and the role of Bioethics in higher education, specifically in engineering courses. In its several modalities (mobility, transport, sanitation, civil building, electronic, energy, etc.), Engineering has an impact that provide increase or decrease of expectancy and quality of life and safety. It´s considered that a transversal bioethical approach could establish bridges among humanities and science and technologies, promoting reflection from the benchmark of life preservation with maximum possible quality for present and future generations. The research presented here has qualitative approach and was driven by the search, by some Engineering students and professors, for materials about the theme and its scarcity in Portuguese. Therefore, it was developed a research from the following problem: in reference to traditional approaches, in what can Bioethics be a differential, and why? How could a Bioethics program for engineering areas be? To answer these questions, it was researched first the values education in Engineering courses previously selected. Next, it was made a research on values formation contents in Engineering curricula and syllabuses. At last, the selected subjects were surveyed about values education in higher education in general and in Engineering in special, as the connection between Bioethics and Engineering formation. Just a few subjects responded. The answers received made possible to know their opinion on values education in engineering, the role of Bioethics, the contents, formats, methods and expected results. However, the nonexistence of materials in Portuguese language, the absence of theme in curricula and the non-responses by subjects can indicate that values education - , and not just Bioethics, is a silent area, a gap to be filled in Engineering courses.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-04-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.