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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-30032017-155944
Documento
Autor
Nome completo
Maria Helena Blasbalg
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Arroio, Agnaldo (Presidente)
Krasilchik, Myriam
Massabni, Vânia Galindo
Queiroz, Salete Linhares
Rezende, Daisy de Brito
Título em português
Docência em ciências da natureza nos anos iniciais de escolaridade: construção e articulação dos conhecimentos do professor
Palavras-chave em português
Anos iniciais de escolaridade
Educação infantil
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Formação de professores
Resumo em português
A construção dos conhecimentos necessários ao ensino de Ciências tem se mostrado um grande desafio para os professores dos anos iniciais de escolaridade, uma vez que requer o entendimento das inúmeras tensões que envolvem o processo de ensino e aprendizagem desta área do conhecimento. Considerando uma perspectiva sociocultural de educação em Ciências, esta pesquisa tem como objetivo compreender com maior profundidade como tais professores constroem e mobilizam seus conhecimentos para ensinar Ciências, a partir da análise de algumas práticas e depoimentos, proporcionados pelo curso de extensão O ensino de Ciências no contexto dos anos iniciais de escolaridade, realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 2013. Sob esse enfoque, foi realizado um estudo de casos múltiplos (Yin, 2010), a partir do estabelecimento de Núcleos de Significação decorrentes da análise de entrevistas, filmagem de atividades e documentos de cinco professoras desses anos, da rede pública de ensino (AGUIAR; OZELLA, 2013). Os resultados apontam que, embora o curso de extensão tenha oferecido contribuições importantes para que professores dos anos iniciais reflitam sobre o ensino de Ciências e construam conhecimentos importantes para sua docência, a construção dos conhecimentos necessários para o estabelecimento do processo de ensino e aprendizagem está relacionada a uma série de fatores, que engloba as vivências dos professores enquanto alunos, sua formação inicial, continuada e em serviço, bem como a postura institucional da escola em que atuam.
Título em inglês
Teaching science in early school years: development and relationship of teachers knowledge
Palavras-chave em inglês
Early years of schooling
Science teaching
Teacher-training programs
Resumo em inglês
Developing the necessary knowledge for the teaching of science has been a great challenge for teachers in the early years of schooling, as it requires the understanding of numerous tensions surrounding the process of teaching and learning in this area of knowledge. Taking into account a sociocultural perspective of education, this research aims to understand in greater detail how such teachers develop and mobilize their knowledge to teach science, based on the analysis of some practices and statements provided by the extension course "Teaching of Science in the early years of schooling context", held at the Faculty of Education of University of São Paulo in 2013. Under this approach, a multiple-case study was performed (YIN, 2010), from establishing the meaning core resulting from analysis of interviews, video recordings of activities and documents from five early school years teachers of the public education system (AGUIAR; OZELLA, 2013). The results show that, although the course has offered important contributions for early school years teachers to reflect on the teaching of science and develop important knowledge to their teaching, building the knowledge required for the establishment of the teaching and learning process is related to a number of factors, which include the experiences of teachers as learners, their graduation programs, ongoing and in-service training as well as the institutional position of the school in which they operate.
 
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Data de Publicação
2017-04-17
 
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