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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2009.tde-30042009-143257
Documento
Autor
Nome completo
Mei Hua Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Hossne, Andrea Saad
Moraes, Amaury Cesar
Título em português
A literatura marginal-periférica na escola
Palavras-chave em português
identificação e distanciamento
leitura na escola
literatura marginal-periférica
prática de ensino
Resumo em português
Esta dissertação tem por objeto a leitura literária de textos marginal-periféricos na escola a partir de experiências com turmas de ensino fundamental II e ensino médio em escola da rede pública do estado de São Paulo. Discutir a pertinência da inserção dessa literatura na esfera educacional, considerando-a como força atuante dentro do campo literário, bem como as relações dessa vertente com o mercado cultural, constitui um dos objetivos deste estudo. Para tanto foram utilizadas, sobretudo, as noções de campo (Pierre Boudieu) e secundariamente a de polissistema (Itamar Even-Zohar). O processo de leitura das obras dessa modalidade pelo aluno leitor foi abordado à luz da teoria da recepção (Hans Robert Jauss e Vincent Jouve). O corpus selecionado para a análise dos elementos que favoreceriam a identificação por parte do receptor é constituído de quatro obras marginais e/ou periféricas de autores diferentes: Capão Pecado, de Ferréz; Graduado em marginalidade, de Sacolinha; Vão, de Allan da Rosa e Te pego lá fora, de Rodrigo Ciríaco. Depreendeu-se do estudo que o valor maior das obras marginalperiféricas estaria relacionado à representatividade social e à apropriação da escrita por grupos historicamente desfavorecidos, o que ocasionaria identificação por parte do leitor, aluno de escolas de periferia. Além dessa identificação, observada no processo de leitura, discutiu-se também a necessidade de um viés de distanciamento, estudado por meio de comparações com teorias teatrais.
Título em inglês
Marginal literature and the school.
Palavras-chave em inglês
identification and aloofness
marginal literature
school reading
teaching
Resumo em inglês
The subject of this dissertation is the reading of marginal literary pieces, texts produced by a group of writers from the outskirts of São Paulo city, known as Periferia. Taking in consideration the teaching experiences in middle and high school classes in a public school of São Paulo state and understanding that marginal literature is one of the major influences within the literary field as well as the relation of this group with the publishing market, this study discusses the pertinency of the inclusion of this literature in educational sphere. It was based on the notion of field of Pierre Bourdieu and supplemented by the polysemy of Itamar Even-Zohar. The reading process was seen through the reception theory (Hans Robert Jauss and Vicent Jouve). In order to analyze the elements that help in the process of reader identification, the corpus was Capão Pecado by Ferréz, Graduado em Marginalidade by Sacolinha, Vão by Allan da Rosa and Te Pego Lá Fora by Rodrigo Ciríaco. The conclusion is the value of this kind of literature seems to be related to the social representation and the writing appropriation by historically deprived groups, because of that, the public school readers, raised in the outskirts of a metropolis identify themselves with the texts. Besides the identification, observed during the reading process, it also discusses a need for aloofness, studied in comparison with acting theories.
 
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Mei_Hua_Soares.pdf (784.78 Kbytes)
Data de Publicação
2009-11-18
 
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