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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.48.2007.tde-30052007-102043
Documento
Autor
Nombre completo
Andressa de Andrade
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Bueno, Belmira Amélia de Barros Oliveira (Presidente)
Kenski, Vani Moreira
Sarti, Flavia Medeiros
Título en portugués
Uso(s) das novas tecnologias em um programa de formação de professores: possibilidades, controle e apropriações
Palabras clave en portugués
Educação a distância
Formação de professores em serviço
Novas tecnologias de informação e comunicação
PEC Formação Universitária Municípios
Usos
Resumen en portugués
Este trabalho apresenta resultados de uma investigação acerca dos usos das mídias interativas utilizadas no PEC - Formação Universitária Municípios, um programa de formação de professores em serviço que encerrou suas atividades em dezembro de 2004. O programa faz parte das políticas educacionais que têm incentivado a adoção da Educação a Distância (EaD) e o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na formação docente. A metodologia qualitativa utilizada na pesquisa envolveu atividades de observação in loco, entrevistas gravadas com alunas-professoras e profissionais do programa e coleta de documentos de tipo diverso -impressos, digitalizados e em vídeo. As análises basearam-se nos conceitos de uso, consumo, estratégias e táticas de Michel de Certeau (1994), de apropriação, de Roger Chartier (2001) e de técnica, de Piérre Lévy (1999). Os usos das NTICs constituem o foco do trabalho e são entendidos sob três aspectos: uso potencial, uso proposto e uso efetivado. Parte-se da hipótese de que na proposta de formação do programa predomina um modelo industrial de EaD, em que ensino e aprendizagem relacionam-se como uma forma especial de produção e consumo. Porém, esse uso não é necessariamente passivo. Considerando que as políticas atuais enfatizam o papel das novas mídias, como meio e como finalidade das ações de formação em serviço, o trabalho busca analisar criticamente os discursos que defendem o uso das novas tecnologias em educação como forma de inclusão de docentes e alunos na denominada Sociedade da Informação e aqueles que enfatizam a contribuição inédita da EaD pelo caráter de interação e interatividade. As análises empreendidas levaram a perceber várias ambigüidades na execução do programa, decorrentes, de um lado, das contradições internas a que esteve sujeito, dada a complexidade da proposta que envolveu várias instituições e instâncias de decisão; e, de outro, de sua proposta metodológica, de vez que assentada em uma concepção instrumental das mídias interativas. Ao lançar mão das novas tecnologias como meio de formação em massa, o PEC acabou por transformar suas potencialidades em obrigatoriedades, promovendo massificação, padronização e mecanização do ensino. Todavia, as alunas-professoras, na condição de consumidoras astuciosas, apropriaram-se das mídias de formas diversas daquelas previstas pelo programa, adequando o uso das mesmas a suas próprias necessidades. Tais apropriações, como parte integrante e positiva de um processo de autoformação, não foram levadas em conta pelo programa, a despeito de sua proposta pedagógica colocar ênfase e adotar como um de seus princípios o valor da experiência prática dos docentes.
Título en inglés
Use(s) of the new tecnologies in an education program for in-service teachers: possibilities, control and appropriations.
Palabras clave en inglés
Distance education
Information and communication technologies
Inservice teacher education
PEC Formação Universitária Municípios.
Uses
Resumen en inglés
This work presents the results of an investigation concerning the uses of interactive media utilized in the PEC - Formação Universitária Municípios, a high education program for inservice primary teachers, which ended its activities in December 2004. The program is part of the current public policies in education that have encouraged the implementation of distance education methodology and the use of the Information and Communication Technologies (ICT) in teacher education. A qualitative approach was taken, consisted of in loco observation, recorded interviews with the student-teachers and professionals who worked for the program, and gathering of printed, digitalized and recorded documents. The analyses are based on the concepts of use, consumption, strategies and tactics by Michel Certeau (1994), of appropriation by Roger Chartier (2001) and of technique by Piérre Lévy (1999). The focus of the study is the use of the ICT, with regard to three aspects: their potential use, their intended use and their actual use. The work starts with the assumption that the industrial distance education model is the core of the program and consider that, in such model, the teaching and learning relate to each other in a productive consumptive (not necessarily passive) manner. It was taking into account that the current public policies emphasize the role of the new media and technologies as a means as well as an end of the in-service education. With that in mind, the work aims at making a critical analysis of both the discourse of those who support the use of ICT in education as a means of inclusion of teachers and pupils in the so called Society of Information and of those who underline the brand new contribution of distance education based on its interaction and interactivity characteristics. The analyses mad explicit the various ambiguities of the program due, in part, to the complexity of its proposal that involved different institutions and levels of decisions, and also to the employed methodology based on an instrumentalist concept of the interactive media. Making use of the technologies as a means of mass education, the PEC ended to transforming the potential uses of the new technologies in mandatory ones, which resulted in mass use, standardization and mechanization of the education. Nevertheless, the student-teachers, as clever consumers, appropriated of the media in ways that were not anticipated by the program, tailoring them to their own necessities. In spite of having as pedagogical principle the value of the practical experiences, such appropriations were not appreciated by the program as being an essential part of the teacher?s self-education.
 
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Fecha de Publicación
2007-06-21
 
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