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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2013.tde-30092013-154657
Documento
Autor
Nome completo
Jose Carlos Matozinho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Bontempi Junior, Bruno (Presidente)
Sass, Odair
Schapochnik, Nelson
Título em português
Prezado professor [...]": correspondências de Caio Prado Júnior como via pedagógica de convicções políticas
Palavras-chave em português
Caio Prado Júnior e educação
Correspondência pessoal
Educação e política
História da educação no Brasil
História intelectual e marxismo
Resumo em português
A escrita epistolar de Caio Prado Júnior foi compreendida como via pedagógica de convicções políticas utilizadas em sua atuação político-educativa. Meio de luta cultural de esquerda através do qual foi estabelecendo relações e cooptando sujeitos para aprendizado de conceitos, métodos do marxismo e como via válida de conhecimento em geral. A pesquisa é constituída de uma seleção bibliográfica teórica, na qual se levou em consideração a importância da história cultural, Roger Chartier, tratamento de leitura de objetos e documentos, Carlo Ginzburg, concepção de intelectual-educador, Antonio Gramsci e outras referências que trabalham com historiografia e seus materiais, como, entre outros, Hélène Véndrine. O trabalho trata da história pessoal do historiador paulista em sua relação com a história do marxismo no Brasil e no exterior e com o campo do conhecimento nos quais se buscou uma análise dos elementos, autor, material produzido, trajetória na política e na educação na sua relação com campo intelectual marxista ou não. Daquela análise e analogia sua correspondência foi visada como elemento principal de sua luta cultural e para defender uma atuação independente no campo de conhecimento.
Título em inglês
Dear teacher [...]: Letters by Caio Prado Júnior as a pedagogical path for political convictions
Palavras-chave em inglês
Brazil history education
Caio Prado Junior and education
Education and politic
Intelectual history and education
Personal letters
Resumo em inglês
The epistolary writing by Caio Prado Júnior was understood as a pedagogical path for political convictions, used in his political and educational practice. It is a means of leftist cultural struggle through which he establishes relationships and co-opts individuals for learning Marxist concepts and methodologies as a valid means for knowledge in general. The research is constituted by a theoretical bibliographical selection, in which the following elements were considered: the importance of cultural history, Roger Chartier, the treatment of the reading of objects and documents, Carlo Ginzburg, the concept of intellectual-educator, Antonio Gramsci and other authors who work with historiography and its materials, such as Hélène Véndrine. The present work deals with the personal history of the historian, born in São Paulo, in its relation with Marxism both in Brazil and overseas, as well as with the field of knowledge in which there as an attempt to make an analysis of the elements, author, material produced, his journey in politics and in education in its relation with Marxist intellectual field or not. From that analysis and analogy his letters were viewed as a fundamental element of his cultural struggle and to defend an independent action in the field of knowledge.
 
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Data de Publicação
2013-10-15
 
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