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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-31032006-151616
Documento
Autor
Nome completo
Ana Maria Klein
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Valeria Amorim Arantes de (Presidente)
Araújo, Ulisses Ferreira de
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Título em português
"Escola e democracia: um estudo sobre a representação de alunos e alunas do ensino médio"
Palavras-chave em português
democracia
direitos
direitos humanos
escola democratica
formaçao moral
relaçoes democraticas
representaçoes sociais
valores
Resumo em português
Trata-se de trabalho de investigação que se insere na área de estudos da psicologia e da educação moral. Buscou investigar que representações têm, sobre democracia e escola democrática, sujeitos que concluem o Ensino Médio. Seu desenvolvimento teórico sobre democracia repousa na conquista de direitos e nos valores que os inspiraram na consolidação deste modelo político. Adotando uma perspectiva histórica, são apresentados os direitos civis, políticos e sociais que possibilitaram o alargamento democrático. A discussão sobre valores democráticos alia-se à conquista dos direitos, atribuindo significado aos mesmos. Os Direitos Humanos ganham destaque na análise, na medida em que o respeito aos mesmos implica na realização do processo democrático. A escola democrática é discutida a partir do acesso universal e das suas práticas pedagógicas. O acesso universal à escola e ao conhecimento produzido socialmente está embasado em Comparato, Azanha e Carvalho. A escola democrática, enquanto prática pedagógica, discute os valores e práticas desenvolvidas no interior da instituição que contribuem para o processo formativo do indivíduo/cidadão autônomo. Os referenciais utilizados para discutir a escola democrática, enquanto prática pedagógica, estão embasados em Dewey e Teixeira e em autores contemporâneos como Puig e Araújo. Através das representações sociais (Moscovicci) buscamos a visão de democracia do sujeito que a vivencia em suas experiências cotidianas. A amostra do estudo foi composta por 80 sujeitos, 40 do sexo feminino e 40 do sexo masculino, alunos e alunas das redes pública e particular da cidade de São Paulo. O instrumento utilizado para a coleta de dados consistiu em um questionário sobre sociedade, escola e relações interpessoais democráticas, que incitava o sujeito a pensar sobre os temas colocando-se como foco central, ou seja, buscando suas próprias concepções. Os resultados encontrados revelam que os sujeitos valorizam prioritariamente os direitos de participação e expressão como práticas imprescindíveis à realização quer seja de uma sociedade, de uma escola ou de relações cotidianas democráticas. As variáveis consideradas neste estudo foram gênero e rede de ensino. Em relação à primeira não encontramos diferenças significativas. Em relação à segunda observamos diferenças, entre os grupos, apenas em suas representações sobre sociedade democrática. Os valores e práticas destacados pelos sujeitos nos fornecem elementos para uma reflexão sobre como a democracia é vivenciada pelos sujeitos, enquanto cidadãos, enquanto alunos (escola) e nas relações interpessoais.
Título em inglês
School and Democracy: a investigacion about democracy representation
Palavras-chave em inglês
democracy
democratic relationship
democratic school
right
value
Resumo em inglês
This investigation work is inserted in the study area about the psychology and the moral education. It investigated what representation about democracy and democratic school have finishing secondary education subjects. Its theoretical support about democracy lies in the democratic rights and values that consolidated this political model. Its theoretical support about democratic school lies in the work of Dewey and Teixeira and contemporary work of Puig and Araújo. The study sample composed of eighty subjects, forty girls and forty boys. The students from public school and private school from Sao Paulo city. The instrument used to reap the data was a questionnaire about democratic society, school and relationship. The subjects thought the questions as himself central focus. The results achieved reveal that these subjects value involvement and expression rights as essential practice for democratic society, school or relationship. The study variables were gender and school system (public and private school). Specific differences in the gender were not observed. Taking into account the school system, observed differences in the democratic society representation.
 
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dissertacaoAnaKlein.pdf (906.42 Kbytes)
Data de Publicação
2006-07-04
 
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