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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-31102017-113700
Documento
Autor
Nome completo
Suelen Gregatti da Igreja
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Riolfi, Claudia Rosa (Presidente)
Coracini, Maria José Rodrigues Faria
Pietri, Emerson de
Rezende, Neide Luzia de
Taille, Elizabeth Harkot de La
Título em português
A escrita na formação de um pesquisador: marcas de reformulação textual em versões de texto
Palavras-chave em português
Escrita
Formação do pesquisador
Marcas de reformulação textual
Obstáculos epistemológicos
Versões de texto
Resumo em português
Por meio da análise de versões de textos redigidas por um mesmo sujeito ao longo de um período de onze anos, o quanto podemos compreender a respeito das vicissitudes envolvidas na aprendizagem da escrita do texto acadêmico? Essa pergunta norteou a investigação que deu origem à presente tese cujo objeto voltou-se ao percurso de escrita de um pesquisador em formação. Seu objetivo geral foi, a partir da análise de marcas de reformulação textual em versões de texto, discutir as particularidades do papel da escrita na formação de um pesquisador, papel esse intrinsicamente relacionado com a própria formação em curso. Tomando a psicanálise de orientação lacaniana como nosso principal arcabouço teórico, procuramos dar a ver como o pesquisador estabeleceu relação entre sua palavra e a palavra do outro, nas versões que escreveu para os textos que vieram a ser dois relatórios de iniciação científica, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado. Com isso, quisemos dar a ver quais foram os pontos de virada pelos quais o pesquisador passou, em diferentes momentos de sua formação, para conseguir construir um lugar próprio para enunciar (RIOLFI; ALAMINOS, 2007). Nossa tese é aquela segundo a qual, por meio da análise das marcas visíveis e invisíveis de formulação textual (GRÉSILLON, 2007), podemos empreender construções em análise (FREUD, 1937) que nos permitem calcular, em nível cognitivo, como o pesquisador está superando os obstáculos epistemológicos que entravam sua reconstrução do conhecimento da modalidade científica (BACHELARD, 1996) e, em nível subjetivo, como, por meio das operações de alienação e separação (LACAN, 1964), colocou-se, emocionalmente, em posição de poder a vir construir novo conhecimento. Com relação aos objetivos específicos tivemos: 1) Analisar as marcas de reformulação textual em versões de texto redigidas por um pesquisador em formação; 2) Analisar, em versões de texto redigidos por um pesquisador em formação, a dinâmica do ultrapassamento de obstáculos epistemológicos em momentos que podem ser qualificados de pontos de virada (RIOLFI; ALAMINOS, 2007); e 3) Estudar a influência que as intervenções realizadas por terceiros (o orientador e colegas de grupo de pesquisa) em versões de texto têm no processo de escrita de textos acadêmicos. A análise de versões de textos permitiu concluir que o ultrapassamento dos obstáculos epistemológicos está ligado à possibilidade de o pesquisador em formação alterar a relação que estabelece com o conhecimento. Para tanto, ele precisa submeter suas impressões iniciais a uma rede simbólica, reformulando o que escreveu.
Título em inglês
The role of writing in a researchers training: marks of textual revision in text versions
Palavras-chave em inglês
Epistemological obstacles
Marks of textual revision
researcher training
Text versions
Writing
Resumo em inglês
By means of the analysis of text versions written by the same person over eleven years, what can be comprehended about the vicissitudes related to the learning of the academic text writing? This question directed the investigation that resulted in this thesis which focus is the writing path of a researcher in training. Its general objective was, through the analysis of marks of textual revision in text versions, discuss the particularities of writing in the training of a researcher, being writing intrinsically related to the training ongoing. Taking Lacanian psychoanalysis as our main theoretical framework, we attempted to demonstrate how the researcher stablished a relationship between his own words and the others in the text versions that became two undergraduate research reports, a master dissertation and a PhD thesis. Thus, we intended to demonstrate the turning points by which the researcher passed though in different moments of his training in order to construct a proper place to express himself (RIOLFI; ALAMINOS, 2007). Our thesis is that though the analysis of the visible and the invisible signs of textual formulation (GRÉSILLON, 2007) it is possible to undertake constructions in analysis (FREUD, 1937) that allow us to calculate, cognitively, how the researcher is overcoming the epistemological obstacles that impede his knowledge reconstruction of the scientific modality (BACHELARD, 1996) and, subjectively, how, through the operations of alienation and separation (LACAN, 1964), the researcher put himself, emotionally, in order to be able to construct new knowledge. With regard to the specific objectives, we had: 1) Analyze the marks of textual revision in text versions written by a training researcher; 2) Analyze, in text versions written by a training researcher, the dynamic of overcoming the epistemological obstacles in moments that can be considered turning points (RIOLFI; ALAMINOS, 2007); and 3) Study the influence the interventions made by others (the supervisor and research group colleagues) in text versions had in the writing process of academic texts. The analysis of text versions allowed us to conclude that the surpassing of the epistemological obstacles is related to the possibility of the training researcher changing the relation he stablishes with knowledge. In order to do so, he needs to submit his initial impressions to a symbolic net, reformulating what had written.
 
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Data de Publicação
2017-11-28
 
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