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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2024.tde-14102024-113622
Documento
Autor
Nome completo
Keila Vieira Ortiz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Silva, Vivian Batista da (Presidente)
Farrero, Jordi Garcia
Mignot, Ana Chrystina Venancio
 
Título em português
A viagem de Cecília Meireles ao Uruguai (1944): circulação de saberes e conexões com a América Latina
Palavras-chave em português
Cecília Meireles
História Transnacional da Educação
Integração brasileira-uruguaia
Missão Cultural
Viagens pedagógicas
Resumo em português
Este estudo investiga a viagem empreendida por Cecília Meireles ao Uruguai em 1944 a convite da Missão Cultural Brasileira, uma das iniciativas do programa de cooperação cultural da América Latina, fundado durante o governo de Getúlio Vargas. A Missão era formada por diplomatas, educadores e intelectuais e tinha como objetivo criar, nos países vizinhos, institutos culturais que ensinassem português e difundissem a cultura brasileira. Especificamente, a pesquisa tem por objetivo mapear e compreender as motivações, as principais redes de sociabilidade estabelecidas e os saberes divulgados e apreendidos durante a viagem. Também busca investigar como a ação de Cecília Meireles no campo educacional, político e literário trouxe especificidades para sua trajetória. Foram mobilizados os conceitos de redes de sociabilidade, circulação, apropriação, história transnacional da educação, viagens pedagógicas, dentre outros, com base em autores como Bourdieu, Certeau, Chartier, Fuchs, Gondra, Mignot, Lawn, Steiner-Khamsi e Vidal. O leque de fontes é composto por crônicas, entrevistas, notícias, cartas, poemas e conferências. A análise privilegiou as Crônicas de Educação (2017) e as Crônicas de viagem (2016), escritas por Meireles, levando em conta aspectos de sua relação com a educação brasileira, a interlocução proposta com os docentes, os caminhos percorridos em suas viagens e as redes estabelecidas. A partir da análise e descrição do corpus, a pesquisa demonstra que, ao investigar aspectos da trajetória de Cecília Meireles, deve-se considerar suas múltiplas facetas como interligadas, uma vez que ela concebia a educação e a literatura como aliadas para preparar os indivíduos para conviver e agir na sociedade. Sua projeção intelectual foi permeada pelo propósito educativo e possibilitou que, por meio da viagem ao Uruguai, continuasse trabalhando em seu sonho pessoal de união ibero-americana.
 
Título em inglês
Cecília Meireles' trip to Uruguay (1944): circulation of knowledge and connections with Latin America
Palavras-chave em inglês
Brazilian-Uruguayan Integration
Cecília Meireles
Cultural Mission
Pedagogical Journeys
Transnational History of Education
Resumo em inglês
This study investigates the journey undertaken by Cecília Meireles to Uruguay in 1944 at the invitation of the Missão Cultural Brasileira, an initiatives of the Latin American cultural cooperation program established during the government of Getúlio Vargas. The Mission was composed of diplomats, educators, and intellectuals with the objective of founding cultural institutes in neighboring countries that would teach Portuguese and disseminate Brazilian culture. Specifically, the research aims to map and understand the motivations, the main networks of sociability established, and the knowledge disseminated and acquired during the journey. It also seeks to investigate how Cecília Meireles' actions in the educational, politics, and literary fields brought specificities to her trajectory. By drawing on concepts such as networks of sociability, circulation, appropriation, transnational history of education, and pedagogical journeys, among others, were mobilized based on authors such as Bourdieu, Certeau, Chartier, Fuchs, Gondra, Mignot, Lawn, Steiner-Khamsi, and Vidal. The sources include chronicles, interviews, news articles, letters, poems, and lectures. The analysis focused on Crônicas de Educação (2017) and Crônicas de viagem (2016), written by Meireles, taking into account aspects of her relationship with Brazilian education, the dialogue proposed with educators, the paths taken in her travels, and the networks established. From the analysis and description of the corpus, the research demonstrates that, when investigating aspects of Cecília Meireles' trajectory, her multiple facets should be considered interconnected, as she conceived education and literature as allies to prepare individuals to live and act in society. Her intellectual projection was permeated by an educational purpose and enabled her, through the journey to Uruguay, to continue working on her personal dream of Ibero-American unity.
 
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Data de Publicação
2024-10-15
 
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