• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-24012023-104121
Documento
Autor
Nombre completo
Flavia Moretti Ferrari
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Milani, Raquel (Presidente)
Bertini, Luciane de Fátima
Passos, Carmen Lucia Brancaglion
Título en portugués
Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental
Palabras clave en portugués
Ideias fundamentais
Interdisciplinaridade
Língua materna e matemática
Narrativa em matemática
Resumen en portugués
No ensino voltado aos anos iniciais do ensino fundamental, a matemática tende a estar mais afastada das propostas interdisciplinares, sendo mais direcionada aos cálculos e menos à criação, debate, discussão e reflexão. Este trabalho propôs em uma escola municipal de São Paulo, que tem um projeto pedagógico não convencional, baseado no trabalho com temas de estudos e grupos de estudantes, sem a organização de salas de aula, uma prática de ensino da matemática vinculado à língua portuguesa, através dos gêneros textuais da língua portuguesa e ideias fundamentais da matemática, trilhados dentro de uma narrativa ficcional, com a participação dos estudantes durante seu desenvolvimento ao longo de um ano letivo. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender e analisar, a partir de uma experiência metodológica de pesquisa-ação, as percepções dos alunos em relação ao trabalho do ensino da matemática com este caráter interdisciplinar, dentro de uma narrativa criada para este fim. A narrativa ficcional criada, tendo as propostas para o trabalho dos estudantes com a matemática vinculadas a ela, resultou em um maior engajamento dos estudantes com a matemática, ampliando suas percepções em relação aos temas de estudo pertencentes à matemática e uma participação mais ativa nas aulas, considerando que durante a aplicação desta pesquisa a maior parte das aulas foi conduzida de forma virtual devido a pandemia da COVID-19.
Título en inglés
The construction of na interdisciplinary narrative in conducting mathematics classes in elementary school.
Palabras clave en inglés
Fundamental ideas
Interdisciplinarity
Mother tongue and mathematics
Narrative in mathematics
Resumen en inglés
In teaching aimed at the early years of elementary school, mathematics tends to be further away from interdisciplinary proposals, being more directed to calculations and less to creation, debate, discussion and reflection. This work proposed in a municipal school in São Paulo, which has an unconventional pedagogical project, based on work with study themes and groups of students, without the organization of classrooms, a practice of teaching mathematics linked to the Portuguese language, through the textual genres of the Portuguese language and fundamental ideas of mathematics, traced within a fictional narrative, with the participation of students during their development throughout an academic year. Thus, this research sought to understand and analyze, from a methodological experience of action research, the students' perception of the work of teaching mathematics with this interdisciplinary character, within a narrative created for this purpose. The fictional narrative created, having the proposals for students' work with mathematics linked to it, resulted in a greater engagement of students with mathematics, expanding their perceptions regarding the topics of study pertaining to mathematics and a more active participation in classes, considering that during the application of this research most of the classes were conducted virtually due to the COVID-19 pandemic
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.