• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-27052024-123051
Documento
Autor
Nombre completo
Flaubert Meira Rocha Lacerda
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos (Presidente)
Cortela, Beatriz Salemme Correa
Jafelice, Luiz Carlos
Leite, Cristina
Longhini, Marcos Daniel
Título en portugués
Astronomia cultural, investigação-ação e a mobilização de saberes na formação de professores de ciências.
Palabras clave en portugués
Astronomia cultural
Formação de professores de ciências
Investigação-ação
Saberes docentes
Resumen en portugués
A escola é o lugar onde as diferenças e a diversidade estão presentes. Como instituição, ela tende a reproduzir determinados padrões culturais socialmente estabelecidos. Diante dessa conjuntura, o professor além de sua função principal de ensinar também desempenha um papel como agente (trans)formador sociocultural. Por vezes, a astronomia convida professores e professoras de Ciências da Natureza a abordar temas culturais. Mas o que pensam esses professores a respeito? O quanto eles estão preparados para tratar desses temas? Como está sendo a formação (inicial e continuada) deles para atendê-los? Quais saberes são necessários para abordá-los? Partindo destas questões fundamentais, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a mobilização de saberes docentes relativos a uma perspectiva cultural de professores de Ciências da Natureza em exercício, durante um processo de formação sobre Astronomia Cultural para fins educacionais que tem como modelo a investigação-ação. Tomando a abordagem qualitativa como orientadora, realizou-se um estudo de caso, formado por duas etapas principais, cada qual constituída por fases distintas com seus métodos, instrumentos e análises próprias. Na primeira etapa de pesquisa, de caráter exploratório, foi desenvolvido um curso de difusão sobre algumas relações entre astronomia, cultura e educação. O objetivo específico associado a esta etapa foi caracterizar as concepções dos professores participantes do curso, cuja natureza era sobre cultura nas relações desta com a ciência e a educação. As evidências foram tratadas por meio da análise de conteúdo categorial, na qual se criou categorias e caracterizou as concepções identificadas. Na segunda etapa de pesquisa, foi realizada uma formação em sala de aula durante um ano com dois professores de Física de escolas públicas da cidade de São Paulo que participaram do curso anterior. A formação buscou que eles trabalhassem a perspectiva cultural por meio de atividades de ensino que envolvessem a Astronomia Cultural segundo os moldes da investigação-ação. Os objetivos específicos associados a esta etapa foram: verificar em que medida os professores de Ciências da Natureza modificaram suas ações, objetivos, conteúdos e estratégias de ensino, considerando a perspectiva cultural; e caracterizar os saberes docentes relativos a uma perspectiva cultural, mobilizados ao longo do processo de formação. As evidências foram tratadas individualmente em cada caso por meio de uma análise descritivo-explicativa, na qual se descreveu o processo de formação, identificou e caracterizou os saberes docentes. Posteriormente foi feita uma análise cruzada dos casos, na qual se buscou levantar semelhanças e diferenças em torno de alguns eixos do processo de formação. Por fim, a partir da análise e dos resultados obtidos, concluiu-se que o uso da Astronomia Cultural para fins educacionais associada à investigação-ação como modelo de formação possibilitou a mobilização de saberes docentes relativos a uma perspectiva cultural por professores de Ciências da Natureza em exercício.
Título en inglés
Cultural astronomy, action research and the mobilization of knowledge in the training of science teachers
Palabras clave en inglés
Action research
Cultural astronomy
Science teacher education
Teaching knowledge
Resumen en inglés
The school is a place where differences and diversity are present. As an institution, it tends to replicate established cultural patterns. At this juncture, in addition to their primary role of teaching, teachers also act as agents of socio-cultural (trans)formation. Sometimes, astronomy invites natural science teachers to address cultural themes. But what do these teachers think about it? How prepared are they to deal with these issues? How is their education (initial and continuing) to deal with it? What knowledge is needed to deal with it? Based on these fundamental questions, the main objective of this research is to investigate the mobilization of teaching knowledge related to a cultural perspective by in-service natural sciences teachers during an education process on Cultural Astronomy for educational purposes, based on an action-research model. Using a qualitative approach as a guide, a case study was carried out, consisting of two main stages, each with its own methods, instruments and analysis. In the first stage of the research, which was exploratory in nature, a dissemination course was developed to explore the relationships between astronomy, culture, and education. The specific objective associated with this stage was to characterize the conceptions of the participating teachers in the course, the nature of which was about culture in its relationship with science and education. The evidence was treated using categorical content analysis, which created categories and characterized the conceptions identified. In the second stage of the research, teacher education was carried out in the classroom for a year with two physics teachers from public secondary schools in the city of São Paulo who had taken part in the previous course. The training aimed to get them to work from a cultural perspective through teaching activities involving Cultural Astronomy along action-research lines. The specific objectives associated with this stage were: to verify the extent to which the natural sciences teachers modified their actions, objectives, contents and teaching strategies, considering the cultural perspective; and to characterize the teaching knowledge related to a cultural perspective that was mobilized throughout the education process. The evidence was treated individually in each case through a descriptive-explanatory analysis, which described the education process and identified and characterized teaching knowledge. Subsequently, the cases were cross-analyzed in order to identify similarities and differences in certain aspects of the education process. Finally, based on the analysis and results obtained, it was concluded that the use of Cultural Astronomy for educational purposes associated with action-research as a training model enabled the mobilization of teaching knowledge related to a cultural perspective by in-service natural sciences teachers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.