• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-29092020-124228
Document
Auteur
Nom complet
Bruno César Vieira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Malachias, Maria Elena Infante (Président)
Silva, Herbert Gomes da
Ursi, Suzana
Titre en portugais
A formação de professores à luz das relações humanas: um estudo a partir de Freire e Maturana
Mots-clés en portugais
Formação de professores
Humberto Maturana
Paulo Freire
Relação educando-educador
Relações humanas
Resumé en portugais
Relações humanas é um conceito discutido em diferentes áreas. Para Paulo Freire e Humberto Maturana as relações humanas são fundamentais para a formação do sujeito humano. Sendo ação humanizante, relacionar-se é uma necessidade humana. Nesse sentido, o amor torna-se ferramenta que humaniza uns aos outros em relações dialógicas. Se o amor é a emoção indispensável na formação humana, a escola, por ser local privilegiado para a construção de novos saberes, atitudes e habilidades deveria priorizar essa emoção nas relações que surgem entre seus muros. Entretanto, ainda há concepções que entendem as relações humanas e as emoções envolvidas no ato relacional como impeditivos da formação cognitiva das crianças. Os professores em formação inicial saem das universidades sem conhecer nem compreender em profundidade como a dimensão afetiva interfere a sua práxis. Nesse contexto, realizei um círculo de cultura freireano para analisar as concepções que professores formados e em formação inicial têm sobre o papel das relações humanas na formação dos indivíduos humanos e na prática docente a partir de conceitos chave de Paulo Freire e Humberto Maturana. Com os dados coletados e interpretados, entendo que as relações humanas são formativas para a profissão docente. Os professores em formação inicial precisam de contato próximo com o cenário que vão atuar para desenvolver os saberes intrínsecos da profissão, visto que as relações humanas são formativas. Nessa perspectiva, o amor toma papel essencial no estabelecimento das relações humanas com seus educandos e na consequente formação docente.
Titre en anglais
Teacher education in the light of human relations: a study based on Freire and Maturana
Mots-clés en anglais
Educator-educator relationship
Human relations
Humberto Maturana
Paulo Freire
Teacher education
Resumé en anglais
Human relations is a concept discussed in different areas. For Paulo Freire and Humberto Maturana, human relations are fundamental to the formation of the human subject. Being a humanizing action, relating is a human need. In this sense, love becomes a tool that humanizes each other in dialogical relationships. If love is the indispensable emotion in human formation, the school, being a privileged place for the construction of new knowledge, attitudes and skills should prioritize this emotion in the relations that arise between its walls. However, there are still conceptions that understand the human relations and the emotions involved in the relational act as impediments to the cognitive formation of children. Teachers in initial education leave universities without knowing or understanding in depth how the affective dimension affects their praxis. In this context, I conducted a circle of Freire culture to analyze the conceptions that educated and initial teachers have about the role of human relations in the formation of human individuals and in the teaching practice based on key concepts of Paulo Freire and Humberto Maturana. With the data collected and interpreted, I understand that human relations are formative for the teaching profession. Teachers in initial training need close contact with the scenario that they will act to develop the intrinsic knowledge of the profession, since human relations are formative. In this perspective, love plays an essential role in the establishment of human relations with its students and in the consequent teacher training.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-11-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.