• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-08052024-115301
Documento
Autor
Nombre completo
João Pedro Goes Lopes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Neira, Marcos Garcia (Presidente)
Bonetto, Pedro Xavier Russo
Hur, Domenico Uhng
Souza, Carolina Rodrigues de
Vieira, Rubens Antonio Gurgel
Título en portugués
Currículo cultural da Educação Física: cartografias dos efeitos na prática docente a partir da filosofia da diferença 
Palabras clave en portugués
Cartografia
Currículo
Currículo cultural
Educação Física
Efeitos curriculares
Filosofia da diferença
Território
Resumen en portugués
A presente pesquisa analisa a prática docente na escola quando a teoria curricular cultural da Educação Física (Neira; Nunes, 2006; 2009) se torna a principal referência da política pedagógica da instituição. Buscando escapar de uma análise da contradição, que chamamos de negativa, promovemos uma análise dos efeitos, que denominamos positiva. Para tanto, definimos três noções de currículo currículo substantivo, currículo como documento e campo científico para lançarmos mão de três tarefas para pesquisar o currículo em ação nessa perspectiva. Teorizando sobre aquilo que designamos como agenciamentos do currículo cultural e de um currículo regente oficial, defendemos uma característica menor do primeiro e maior do último (Gallo, 2017). Realizamos também uma leitura concisa dos materiais da rede, focados na maneira como eles empregam os usos dos princípios ético-políticos e dos encaminhamentos pedagógicos, assim como de suas exposições sobre as expectativas de (ensino e) aprendizagem. Dessa forma, utilizamo-nos da cartografia (Barros; Kastrup; Escóssia, 2020; Oliveira; Paraíso, 2012; Rolnik, 2016) como método para acompanhar os investimentos do desejo que compõem o território das aulas de Educação Física em uma unidade escolar do Sesi-SP, no interior de São Paulo, na qual acompanhamos dois/duas professores/as do componente. Como discussão final, nossa pesquisa levanta a possibilidade de nove efeitos curriculares (ou nove atualizações) relacionados aos entrecruzamentos da perspectiva cultural da Educação Física e os documentos curriculares oficiais da rede, a saber: efeito compartimentalizador, articulador, desterritorializador, técnico-administrativo, emersão arbitrária, babel, integração, inicial e marimba.
Título en inglés
Physical Education cultural curriculum: cartographies of the effects on teaching practice based on the philosophy of difference
Palabras clave en inglés
Cartography
Cultural curriculum
Curricular effects
Curriculum
Philosophy of difference
Physical education
Territory
Resumen en inglés
This research analyzes teaching practice at school when the cultural curriculum theory of Physical Education (Neira; Nunes, 2006; 2009) becomes the main reference for the institution's pedagogical policy. Seeking to escape an analysis of contradiction, which we call negative, we promote an analysis of effects, which we call positive. To this end, we define three notions of curriculum substantive curriculum, curriculum as a document and scientific field to use three tasks to research the curriculum in action from this perspective. Theorizing about what we call the assemblages of the cultural curriculum and an official governing curriculum, we defend a lesser characteristic of the former and a greater characteristic of the latter (Gallo, 2017). We also carried out a concise reading of the network's materials, focused on the way in which they employ the uses of ethical-political principles and pedagogical guidelines, as well as their expositions on the expectations of (teaching and) learning. In this way, we use cartography (Barros; Kastrup; Escóssia, 2020; Oliveira; Paraíso, 2012; Rolnik, 2016) as a method to monitor the investments of desire that make up the territory of Physical Education classes in a school unit of Sesi-SP, in the interior of São Paulo, in which we accompanied two teachers from the component. As a final discussion, our research raises the possibility of nine curricular effects (or nine updates) related to the intersections of the cultural perspective of Physical Education and the network's official curricular documents, namely, compartmentalizing, articulating, deterritorializing, technical-administrative, arbitrary emergence, babel, integration, initial and marimba effects.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.