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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2024.tde-02072024-075127
Documento
Autor
Nome completo
Lidia Mantovani dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Duboc, Ana Paula Martinez (Presidente)
Calvo, Luciana Cabrini Simões
Souza, Marlene de Almeida Augusto de
Título em português
Um galo sozinho não tece uma manhã: mobilização de experiências e conhecimentos de professores de inglês em uma comunidade de prática 
Palavras-chave em português
Comunidade de prática
Formação de professores
Formação de professores de inglês
Resumo em português
Esta pesquisa objetiva investigar um contexto de formação inicial de professores de inglês considerado como uma Comunidade de Prática. Para tanto, a pesquisa busca compreender as temáticas trabalhadas em dois cursos de uma universidade estadual localizada no município de São Paulo. Além disso, pretende verificar como as características de uma Comunidade de Prática são evidenciadas nas ações mobilizadas entre uma professora formadora e um grupo de professores em formação inicial. A pesquisa utiliza a abordagem qualitativa de cunho etnográfico como abordagem metodológica e o corpus utilizado para análise envolve a gravação das aulas acompanhadas e as notas de campo referentes ao período da pesquisa. No que diz respeito aos referenciais teóricos, esta se fundamenta nas referências da Comunidade de Prática: Lave e Wenger, 1991; Wenger, 1998, 2006, 2015; Wenger-Trayner et. al. 2023; Wenger, McDermott e Snyder, 2002; Calvo, 2013, 2014. Além disso, busca respaldo em referenciais sobre formação docente, debates educacionais contemporâneos: Shulman, 1986, 1987; Freeman e Johnson, 2001; Larossa, 2002; Biesta, 2005; Todd, 2007; Goodwin, 2010; Goodwin, Lin e Pratt, 2021 e da formação de professores de inglês: Duboc, 2007, 2012, 2019, 2023; Landim, 2020, Souza, 2018; Ferraz, 2015, 2018; Monte-Mór, 2011, 2018. Após o acompanhamento das duas disciplinas ficou evidente o trabalho com as seguintes temáticas: ensino de língua inglesa, relação pedagógica, relação educacional, identidade profissional, avaliação e aprendizagem na perspectiva crítica e decolonial. Além disso, reitera-se que o contexto de uma Comunidade de Prática possibilitou: sentimento de pertencimento e acolhimento em uma comunidade profissional; senso de segurança para atual e futura atuação pedagógica; transformações na identidade profissional e articulação de relações entre teoria e prática acerca da própria atuação docente. À guisa de conclusão, o presente estudo defende as potencialidades ocasionadas pela Comunidade de Prática na formação inicial e continuada e assevera a importância de contextos formativos que proporcionem uma formação ética, vigilante e responsável de professores de inglês.
Título em inglês
A rooster alone does not weave the dawn: English teachers mobilization of experiences and knowledge in a community of practice
Palavras-chave em inglês
Community of practice
English teacher education
Teacher education
Resumo em inglês
This research aims to investigate a context of initial English teacher education considered as a Community of Practice. To do so, the research seeks to understand the themes studied in two courses at a public university located in the city of São Paulo. In addition, it intends to verify how the characteristics of a Community of Practice are evidenced in the actions mobilized between a teacher educator and a group of pre-service teachers. The research uses a qualitative ethnographic approach as a methodological approach. The corpus used for analysis involves the recording of the classes studied and the field notes related to the research period. Regarding the theoretical frameworks, this is based on the references of the Community of Practice: Lave and Wenger, 1991; Wenger, 1998, 2006, 2015; WengerTrayner et. al. 2023; Wenger, McDermott and Snyder, 2002; Calvo, 2013, 2014. In addition, it seeks support in references on teacher education, contemporary educational debates: Shulman, 1986, 1987; Freeman and Johnson, 2001; Larossa, 2002; Biesta, 2005; Todd, 2007; Goodwin, 2010; Goodwin, Lin and Pratt, 2021 and English teacher education: Duboc, 2007, 2012, 2019, 2023; Landim, 2020, 2022; Souza, 2018; Ferraz, 2015, 2018; Monte-Mór, 2011, 2018. After researching the two disciplines, the themes identified are: English language teaching, pedagogical relation, educational relation, professional identity, assessment and learning from a critical and decolonial perspective. Furthermore, it reinforces that the context of a Community of Practice enables feeling of belonging and acceptance in a professional community; sense of security for current and future pedagogical activities; transformations in professional identity; construction of relationships between theory and practice regarding teaching activities themselves. In conclusion this study defends the potential of the Community of Practice in initial and continuing education and asserts the importance of educational contexts that provide ethical, vigilant, and responsible education for English teachers.
 
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Data de Publicação
2024-07-03
 
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