• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-02072024-075843
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Emílio de Castro Andrade
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Araújo, Ulisses Ferreira de (Presidente)
Machado, Nilson Jose
Martins, Lilian Cassia Bacich
Ramos, Mozart Neves
Teixeira, Raquel Figueiredo Alessandri
Título en portugués
O que é ser um bom professor?
Palabras clave en portugués
Bom professor
Bom trabalho
Docência como profissão
Profissão docente
Resumen en portugués
A presente tese está contextualizada nos estudos acerca do Desenvolvimento Profissional Docente. O principal objetivo dela é identificar, analisar e relacionar valores, atitudes, interesses e focos de atenção que caracterizam a perspectiva de professores da Educação Básica sobre o que significa ser um bom professor. Para isso, realiza uma análise qualitativa das percepções de 286 docentes brasileiros da Educação Básica sobre o que é ser um bom professor. Metodologicamente, segue os pressupostos da análise de conteúdo, com a formulação de um livro de códigos com a segmentação das respostas dos sujeitos da pesquisa. Fundamenta-se em dois eixos teóricos principais: o primeiro deles é o conceito de bom trabalho (GARDNER; CSIKSZENTMIHALYI; DAMON, 2004), estruturado ao redor das dimensões da excelência, da ética e do engajamento. O segundo é a profissão docente e a docência como profissão. A análise dos dados demonstra o alinhamento entre as perspectivas dos sujeitos sobre o que é ser um bom professor e os três elementos-chave do conceito de bom trabalho. Indica, ainda, uma articulação significativa com um quarto elemento, a saber, a empatia.
Título en inglés
What does it mean to be a good teacher?
Palabras clave en inglés
Good teacher
Good work
Teaching as a profession
Teaching profession
Resumen en inglés
This thesis is contextualized in studies on Teaching Professional Development. Its main objective is to identify, analyze and relate values, attitudes, interests and focuses of attention that characterize the perspective of Basic Education teachers on what it means to be a good teacher. To this end, it carries out a qualitative analysis of the perceptions of 286 Brazilian Basic Education teachers about what it means to be a good teacher. Methodologically, it follows the assumptions of content analysis, with the formulation of a codebook with the segmentation of the research subjects' responses. It is based on two main theoretical axes: the first of which is the concept of Good Work (GARDNER; CSIKSZENTMIHALYI; DAMON, 2004), structured around the dimensions of excellence, ethics and engagement. The second is the teaching profession and teaching as a profession. Data analysis demonstrates the alignment between the subjects' perspectives on what it means to be a good teacher and the three key elements of the concept of good work. It also indicates a significant articulation with a fourth element, namely, empathy.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.