• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-06072021-155357
Document
Auteur
Nom complet
Bruna de Souza Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Jovanovic, Vojislav Aleksandar (Président)
Chia, Ho Yeh
Veloso, Valdirene Filomena Zorzo
Titre en portugais
A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017
Mots-clés en portugais
Diversidade cultural
Língua espanhola
Livros didáticos
PNLD
Resumé en portugais
Esta pesquisa de mestrado tem como título A diversidade cultural em livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017. O objetivo prioritário deste estudo é compreender como as variadas culturas hispânicas estão integradas (ou não) em determinados manuais brasileiros, que possuem a finalidade de ensinar o Espanhol como Língua Estrangeira ELE , aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2017 e distribuídos nas escolas públicas. Os principais materiais de análise são as coleções Entre líneas (MESQUITA; MARTINS; SILVA, 2015), Cercanía (COUTO; COIMBRA; CHAVES, 2015) e Por el mundo en español (MORAES; VARGAS; PAIXAO; MARTINS, 2015), com destaque ao recorte das obras dedicadas ao Sexto Ano do Ensino Fundamental 1. Ademais, pretende-se discutir se a noção de diversidade cultural presente nesses materiais corresponde aos requisitos indicados no Edital e Guia do PNLD 2017 e apontar, no momento final do trabalho, sugestões de melhorias sobre como abordar as culturas nos livros didáticos de espanhol com espaços que atendam a interculturalidade com criticidade. A investigação se fundamenta nos princípios da pesquisa qualitativa, comparativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) e viabiliza a descrição, análise e interpretação dos dados coletados nos citados materiais didáticos. O construto teórico tem como base prioritária a discussão dos conceitos de cultura e diversidade cultural propostos por Thompson (1995), Cuche (1999) e Bernard (2005). Utilizam-se os conceitos de Batista (2010) para o estabelecimento de categorias de análise. Partimos da hipótese de que alguns manuais contemporâneos apresentam dificuldades em viabilizar espaços para integrar a diversidade de culturas.
Titre en anglais
The diversity of cultures in the textbooks of Spanish: comparative analysis of works approved in the PNLD 2017
Mots-clés en anglais
Cultural diversity
Didatic books
PNLD
Spanish language
Resumé en anglais
This master's research is entitled Cultural diversity in Spanish textbooks: comparative analysis of works approved in PNLD 2017. The main objective of this study is to understand how the various Hispanic cultures are integrated (or not) in certain Brazilian manuals, that have the purpose of teaching Spanish as a Foreign Language - ELE -, approved in the 2017 National Textbook and Material Program (PNLD) and distributed in public schools. The main materials for analysis are the collections Entre Líneas (MESQUITA; MARTINS; SILVA, 2015), Cercanía (COUTO; COIMBRA; CHAVES, 2015) and Por el mundo en español (MORAES; VARGAS; PAIXAO; MARTINS, 2015), highlighting the works dedicated to the Sixth Year of Elementary Education 1. Furthermore, it is intended to discuss whether the notion of cultural diversity present in these materials corresponds to the requirements indicated in the Notice and Guide to the PNLD 2017 and to point out, at the end of the work, suggestions for improvements on how to approach cultures in Spanish textbooks with spaces that meet interculturality with criticality. The investigation is based on the principles of qualitative, comparative research (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) and enables the description, analysis and interpretation of the data collected in the mentioned teaching materials. The theoretical construct is based primarily on the discussion of the concepts of culture and cultural diversity proposed by Thompson (1995), Cuche (1999) and Bernard (2005). Batista's concepts (2010) are used to establish analysis categories. We start from the hypothesis that some contemporary manuals have difficulties in making spaces feasible to integrate the diversity of cultures.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-07-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.