• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-13052024-103708
Document
Auteur
Nom complet
Luís Rogério da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Amaral, Joao Alberto Arantes do (Président)
Bastos, César Augusto Rangel
D'Abreu, João Vilhete Viegas
Santos, Vinicio de Macedo
Tonidandel, Flavio
Titre en portugais
Impactos da Pandemia de COVID-19 no TJR TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA
Mots-clés en portugais
Competições de Robótica
Impactos da Pandemia
Projetos de Robótica
Robótica Educacional
TJR Torneio Juvenil de Robótica
Resumé en portugais
Nesta pesquisa, apresentam-se as conclusões sobre os impactos decorrentes da pandemia da COVID-19 no TJR Torneio Juvenil de Robótica e o seu entorno educacional composto por escolas, professores e equipes de alunos participantes, do início do ano de 2020 ao final do ano de 2022. No período assinalado, foram cadastrados, por essas equipes, 775 projetos de protótipos de robôs brasileiros e estrangeiros, com a participação de 2527 alunos e 149 professores. O objetivo desta pesquisa foi investigar as características dos impactos sistêmicos da pandemia sobre a estrutura da organização; perfil dos participantes; preparação dos alunos e suas equipes; fomento, apoio e patrocínio oferecidos à organização e às equipes. Os dados foram coletados de banco de dados cadastrais e das fichas de desempenho de robôs da plataforma RoboLeague, de entrevistas com os organizadores das competições realizadas no período e questionários destinados a recolher respostas dos professores responsáveis pelas equipes de alunos participantes. Norteou-se a investigação pela metodologia quali-quantitativa, empregando-se o método misto convergente paralelo, combinando e comparando os resultados quantitativos aos qualitativos. Os dados quantitativos foram coletados do banco de cadastros e das respostas de professores às questões objetivas e tratados a partir de estatística descritiva. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de entrevistas e das respostas dos professores às questões abertas e tratados por meio de análise de conteúdo. A partir desta investigação, concluiu-se que: 1) Com o uso de plataforma online, foi possível monitorar o desempenho de protótipos e a participação de equipes localizadas em locais remotos e sem recursos econômicos; 2) Em função da pandemia, houve uma redução do número de equipes participantes e, frente à totalidade de participantes, um aumento do número de participantes de maior faixa etária orientados por professores com pós-graduação e experiência prévia em competições de robótica; 3) As dificuldades enfrentadas pelas equipes participantes foram a falta de recursos necessários, a instabilidade das condições oferecidas pelas escolas para as atividades de Robótica Educacional, a redução de fomento, a saída de alguns de seus membros e a inaptidão de professores e alunos para estabelecer e fazer realizar os marcos dos projetos.
Titre en anglais
Impacts of the COVID-19 Pandemic on TJR YOUTH ROBOTICS TOURNAMENT, 2024
Mots-clés en anglais
Educational Robotics
Impacts of the Pandemic
Robotics Competitions
Robotics Projects
TJR Youth Robotics Tournament
Resumé en anglais
In this research, conclusions are presented about the impacts arising from the COVID-19 pandemic on the TJR Youth Robotics Tournament and its educational environment composed of schools, teachers and teams of participating students, from the beginning of 2020 to the end of the year 2022. In the period mentioned, 775 Brazilian and foreign robot prototype projects were registered by these teams, with the participation of 2527 students and 149 teachers. The objective of this research was to investigate the characteristics of the systemic impacts of the pandemic on the structure of the organization; profile of participants; preparation of students and their teams; promotion, support and sponsorship offered to the organization and teams. Data were collected from registration databases and robot performance sheets from the RoboLeague platform, interviews with organizers of competitions held during the period and questionnaires designed to collect responses from teachers responsible for teams of participating students. The investigation was guided by quali-quantitative research methodology, using the convergent parallel mixed method, combining and comparing quantitative and qualitative results. Quantitative data were collected from the registration database and from teachers' responses to objective questions and treated using descriptive statistics. Qualitative data were obtained from interviews and teachers' responses to open questions and treated through content analysis. From this investigation, it was concluded that: 1) With the use of an online platform, it was possible to monitor the performance of prototypes and the participation of teams located in remote locations and without economic resources; 2) Due to the pandemic, there was a reduction in the number of participating teams and, compared to the total number of participants, an increase in the number of older participants guided by teachers with postgraduate degrees and previous experience in robotics competitions; 3) The difficulties faced by the participating teams were the lack of necessary resources, the instability of the conditions offered by schools for Educational Robotics activities, the reduction in funding, the departure of some of its members and the inability of teachers and students to establish and achieve project milestones.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-05-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.