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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-20052024-135000
Documento
Autor
Nome completo
Orgides Maria da Silva Neta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Pinazza, Monica Appezzato (Presidente)
Giovanni, Luciana Maria
Jacomini, Marcia Aparecida
Kishimoto, Tizuko Morchida
Passos, Laurizete Ferragut
Título em português
A Construção Identitária de Profissionais da Supervisão Escolar Paulistana
Palavras-chave em português
Ação supervisora
Formação dos supervisores escolares
Papel político dos supervisores escolares
Supervisão escolar
Resumo em português
A presente pesquisa teve como objeto de estudo o processo de construção de identidade do segmento da Supervisão Escolar Paulistana. Buscou responder as seguintes questões: Quem são os Supervisores Escolares da rede de ensino municipal? Quais são as suas trajetórias profissionais e de formação? Como concebem suas atuações como Supervisores Escolares? Como expressam suas identidades profissionais? Quais são os principais desafios/dificuldades e potencialidades identificadas pelos Supervisores Escolares na sua atuação? Qual a compreensão que os Supervisores Escolares possuem do caráter político da sua atuação? O objetivo geral foi traçar o perfil dos Supervisores Escolares da rede municipal de ensino de São Paulo, considerando as circunstâncias e contextos que interferem na constituição da identidade desses profissionais. Especificamente o intuito foi identificar como as trajetórias de formação e profissão poderiam interferir na concepção que possuem sobre a ação supervisora; compreender quais são os desafios que se colocam para a construção da identidade profissional do Supervisor Escolar; identificar a compreensão que possuem sobre o caráter político da sua atuação profissional. Partiu-se da hipótese de que os Supervisores Escolares, ao pensarem e se expressarem sobre sua formação docente e seu trabalho cotidiano, oferecem importantes indicativos de como se compôs a sua profissionalidade e as circunstâncias de profissionalização que os conduziram a uma determinada forma de se constituir como segmento da Supervisão Escolar. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e, como procedimento para a produção de dados, foi realizada análise documental de produções oficiais e estudo de campo, por meio de três encontros em Grupo Focal e entrevistas individuais semiestruturadas, contando com a colaboração de dez Supervisores Escolares (concursados em 2015 e atuantes no cargo desde 2017), servidores efetivos de uma das treze Diretorias Regionais de Educação de São Paulo, localizada na zona sul. As bases teórico-argumentativas essenciais decorreram de autores como Dewey, Oliveira-Formosinho, Formosinho, Tardif, Pinazza, Evangelista, Shiroma, Dubar, Marcelo, Giovanni, Arroyo e Contreras. Os resultados foram considerados à luz da análise dos conteúdos, tendo sido definidas três categorias: ação supervisora, a formação do Supervisor Escolar e o papel político do Supervisor Escolar. Os dados produzidos forneceram indícios de que os profissionais da Supervisão Escolar enfrentam desafios complexos, destacando-se a desconexão entre o perfil anunciado, a formação oferecida e as demandas reais; expressam sentimentos de despreparo ao assumir o cargo e enfatizam a necessidade de equilibrar demandas burocráticas e pedagógicas. Suas identidades profissionais estão em construção, influenciadas por experiências anteriores, enquanto resistem aos aspectos negativos do cargo. Apesar das dificuldades, reconhecem o caráter político de sua atuação, enfrentando pressões e ameaças. Buscam construir espaços coletivos de luta para promover políticas públicas transformadoras e enfrentar os desafios do sistema educacional.
Título em inglês
The Identity Construction of School Supervision Professionals in São Paulo
Palavras-chave em inglês
Political role of the educational supervisors
Scholar supervising
Supervising action
Supervisors education
Resumo em inglês
The present research had as an objective to study the process of identity construction of the Scholar Supervision segment of the city of Sao Paulo. It aims to answer the following questions: Who are the Scholar supervisors of the Municipal educational network? Which are the professional and formational trajectories? How are their acts as Scholar Supervisors granted? How are their professional identities expressed? What are the main challenges/difficulties and potentialities identified by the Supervisors in their acting in the field? What are the comprehension that the Supervisors have in terms of political character in their work daily basis.? The general objective was to trace a profile of the Scholar Supervisors in the Municipal teaching network.of Sao Paulo taking into consideration the circumstances and contexts that interfere with the identity constitution of those professionals. Specifically, the main purpose was to identify as a educational and professional trajectory could interfere on the conception that they possess over the supervising work, comprehend which are the challenges that are put to the construction of the professional identity of the Scholar Supervisor, identify the comprehension that they posses about the political character present in their professional role. Starting from the hypothesis that the Scholar Supervisors thinking and expressing about their educational graduation and their daily basis work, offer important proofs on how their professionalism was composed and the circumstances of it which conducted them to a determined form of constructing a Scholar Supervising segment. The research has a qualifying approach and there was an analysis of the official documented productions, three Focal Group meetings and also individual interviews semi-structured, having the collaboration of ten Scholar Supervisors (passing the civil service exam in 2015 and working in the field since 2017), being effective civil servants in one of the thirteen Regional Educational Directories of Sao Paulo, placed in the south side of the city. The essential basis of the argumentative theory were taken from authors as Dewey, Oliveira-Formosinho, Formosinho, Tardif, Pinazza, Evangelista, Shiroma, Dubar, Marcelo, Giovanni, Arroyo e Contreras. The results were considered the light of the content analysis defined as three categories: Supervising acting, the professional education of the Educational Supervisor and the political role of the Educational Supervisor. The data produced conveys proof that these professionals face complex challenges, highlighting the disconnection among profiles advertised, studies offered and real demands. Expressing feelings of unpreparedness when assuming this position and emphasizing the needs of balancing bureaucratic and pedagogical demands. Their professional identities are under construction, influenced by former experiences, and resisting the negative aspects of their work. Despite the difficulties, they recognize their political character in their role,facing much pressure and threats. They aim to build collective spaces of fighting and promote transforming public politics as well as face the challenges of the Educational System.
 
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Data de Publicação
2024-05-20
 
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