• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-24062024-111000
Documento
Autor
Nome completo
Nádia Rubio Pirillo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Arroio, Agnaldo (Presidente)
Caravela, Gabriela Borges Martins
Patrocínio, Gilberto de Almeida Meireles
Queiroz, Salete Linhares
Tezani, Thaís Cristina Rodrigues
Título em português
Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas
Palavras-chave em português
Aprendizagem multimídia
Competências midiáticas
Cultura digital
Formação docente
Videoaulas
Resumo em português
A videoaula é um material didático largamente utilizado no Ensino Superior, seja em cursos a distância, híbridos ou mesmo em cursos presenciais. Por ser um recurso que combina aula e vídeo, ela traz em si tanto características pedagógicas quanto características relacionadas ao audiovisual. No trabalho com o vídeo, os docentes lidam com mensagens no formato multimídia, que são aquelas que envolvem textos, imagens, sons e movimentos. Caso o docente não tenha conhecimento sobre a linguagem audiovisual, mesmo que introdutório, é provável que enfrente dificuldades na elaboração do material em vídeo. Isso porque grande parte dos professores não teve uma formação para compreender e trabalhar com as mídias, ou seja, não desenvolveu as competências midiáticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar, por meio de uma análise exploratório-descritiva, os elementos pedagógicos e audiovisuais que caracterizam videoaulas intencionalmente planejadas para uso em nível superior. Para tanto, foram analisadas dez videoaulas de estudantes de pós-graduação de uma disciplina de formação pedagógica para a docência no Ensino Superior, considerando as competências midiáticas no âmbito da expressão e os grupos de princípios da aprendizagem multimídia. Como resultado, foram propostos parâmetros para uso de elementos pedagógicos e audiovisuais nas etapas que compõem o processo de elaboração de uma videoaula. Na etapa de planejamento, sugere-se que o docente considere os seguintes elementos: tema, objetivos de aprendizagem, contextualização, formato, duração, definição do local de gravação, avaliação dos equipamentos e elaboração de um roteiro. Na etapa de gravação, é recomendado que o docente considere os elementos: linguagem dialógica, olhar direcionado, cenário, som, luz e enquadramento. Na etapa de edição, os elementos indicados são: revisão do material, exclusão de trechos com erros e, opcionalmente, inclusão de metadados, vinheta, efeitos sonoros/trilha sonora, efeitos visuais (imagens, ilustrações e textos em tela, por exemplo). Esses elementos, tanto pedagógicos quanto audiovisuais, podem contribuir para que o docente tenha mais autonomia e segurança na elaboração de um material didático multimídia, como a videoaula
Título em inglês
Media Literacy in teacher training for Higher Education: analysis of pedagogical and audiovisual elements in video lessons
Palavras-chave em inglês
Digital culture
Media Literacy
Multimedia Learning
Teacher training
Video lessons
Resumo em inglês
A video lesson is an educational material widely used in Higher Education, whether in distance learning, hybrid, or even in face-to-face courses. This educational resource integrates traditional classroom methods and elements of video, encompassing both pedagogical and audiovisual components. Educators, when working with video content, engage with multimedia messages - combinations of text, images, sounds, and motion. Without a proficient grasp of audiovisual language, even if it's introductory, teachers may encounter challenges in creating effective video materials, as many have not developed media competences. This study aims to conduct an exploratory-descriptive analysis to identify the pedagogical and audiovisual elements that characterize intentionally planned video lessons for use in Higher Education. For this purpose, ten video lessons from graduate students in a pedagogical training course for Higher Education teaching were analyzed, considering media literacy skills in terms of expression and groups of principles of multimedia learning. As a result, parameters for the use of pedagogical and audiovisual elements in the stages that comprise the process of creating a video lesson were proposed. In the planning stage, it is suggested that the instructor consider the following elements: topic, learning objectives, contextualization, format, duration, selection of the recording location, assessment of equipment, and development of a script. During the recording stage, it is recommended that the instructor consider the following elements: dialogic language, directed gaze, setting, sound, light, and framing. In the editing stage, the suggested elements include: reviewing the material, removing sections with errors, and optionally, adding metadata, an intro bumper, sound effects/background music, and visual effects (such as images, illustrations, and on-screen text). These pedagogical and audiovisual elements can contribute to the instructor's autonomy and confidence in creating multimedia educational materials, such as video lessons
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-06-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.