• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-25032024-101304
Document
Auteur
Nom complet
Abel Lopes Xavier
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Ehrenberg, Mônica Caldas (Président)
Alcofra, Gabriela Machado Freire Tournillon
Almeida, Rogério de
Velardi, Marilia
Viana, Waldimir Rodrigues
Titre en portugais
Presença no palco e no mundo: um ponto riscado no corpo de quem faz teatro
Mots-clés en portugais
Corporalidade
Jogos teatrais
Pedagogia do teatro
Presença cênica
Resumé en portugais
A presença cênica é um dos atributos do teatro. O corpo da pessoa em cena, em estado de representação, que se instala no tempo e espaços poéticos, experimentando uma maneira de ser inteiro, pleno e vivo. É desta presença que tratamos aqui, mas atribuindo a ela também outras variáveis e qualidades. Neste trabalho, falamos sobre uma presença multifatorial, ampla, que considera aspectos do corpo biológico, em jogo com o tempo e espaço da cena, mas também com o tempo e espaço social, político e cultural. O corpo da pessoa em cena, durante o acontecimento teatral, em diálogo com uma presença na vida. O trabalho sobre a presença cênica, nesta perspectiva, é também um trabalho sobre a pessoa no mundo, adentrando em aspectos da formação humana, do desenvolvimento social e cultural daquele que aprende o teatro. Dialogando com pesquisadores, educadores e artistas que pensaram a presença cênica, o corpo em processos formativos e a educação como forma de emancipação social, esta pesquisa investiga modos de estar presente no palco que se fundem a modos de estar no mundo, de maneira crítica, autônoma e livre: presença ampla. O objetivo principal é justamente investigar princípios e procedimentos formativos que trabalhem a presença ampla da pessoa, contribuindo com seu desenvolvimento enquanto ser humano histórico. Inserida dentro da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gesto, Expressão e Educação (GEPGEE), a investigação parte de frentes metodológicas qualitativas: a pesquisa bibliográfica, a Investigação Baseada nas Artes (IBA), a escrita performativa e a pesquisa-ação, com a criação de um grupo de trabalho em que se desenvolveram, de maneira prática, buscas para efetivar a presença em cena numa perspectiva ampla. Pretendeu-se, ao fim da pesquisa, encontrar possibilidades pedagógicas, poéticas e formativas dentro do espectro do corpo como conhecimento e possibilidade de atuação social. Do palco para mundo e vice-versa.
Titre en anglais
Presence on stage and in the world: a risked point in the body of those who do theater
Mots-clés en anglais
Corporeity
Stage presence
Theater pedagogy
Theatrical games
Resumé en anglais
Stage presence is one of theaters attribute. A persons body on stage, in a state of representation, which is set up in the poetic time and space, experiencing a way of being whole, complete, alive. This is the presence we discuss here, but also attributing other variables and qualities to it. In this work, we talk about a multifactor presence, ample, which considers aspects of the biological body, playing with stage time and space, but also with social, political and cultural time and space. The body of the person on stage, during the theatrical event, in dialogue with the presence in life. The work on stage presence, from this perspective, is also a work about the person in the world, delving into aspects of the human formation, the social and cultural development of those who study theater. Talking to researchers, educators and artists who reflected about stage presence, the body in training processes and education as a form of social emancipation, this research investigates ways of being present on stage that merge with ways of being in the world, in a critical, independent and free way: a broad presence. The main objective is precisely to investigate educational principles and procedures that act on peoples broad presence, contributing to their development as a historical human being. Set in the Graduate Program of the School of Education from the University of São Paulo (FEUSP) and part of the Study and Research Group on Gesture, Expression and Education (GEPGEE), this investigation departs from qualitative methodological fronts: bibliographical research, Arts-Based Research (ABR), performative writing and research on action, with the creation of a working group, alongside whom it has been carried out practical searches to achieve stage presence in this broad perspective that we mentioned. At the end of the research, the intention was to find pedagogical, poetic and educational possibilities within the spectrum of the body as knowledge and possibility of social action. From the stage to the world and vice versa.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-03-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.