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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.5.2008.tde-05112008-141704
Document
Auteur
Nom complet
Regina Marta Barbosa Faria
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Viana, Ana Luiza D Avila (Président)
Cohn, Amelia
Haddad, Ana Estela
Leis, Silvia Victoria Gerschman de
Pierantoni, Celia Regina
Titre en portugais
Institucionalização da Política de Educação Permanente para o Sistema Único de Saúde: Brasil, 1997-2006
Mots-clés en portugais
Aprendizagem baseada em problemas
Desenvolvimento institucional
Educação em saúde
Política de saúde
Programa Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Resumé en portugais
Este trabalho compara duas políticas recentes de capacitação de pessoal para a saúde, buscando identificar a relação entre o padrão institucional e as características organizacionais do sistema de formação. Investiga, ainda, o impacto dos padrões organizacionais no projeto de ensino e na capacidade de articulação do sistema formador. As duas políticas analisadas são as instâncias de articulação interinstitucional denominadas, respectivamente, Pólos de Capacitação, Formação e Educação Permanente de Pessoal para a Saúde da Família (Pólos-SF) e Pólos de Educação Permanente para o SUS (Pólos-EP). O referencial conceitual que fundamenta a análise é oferecido pelas ciências sociais: Educação e Sociologia. A Educação orienta a análise do desenvolvimento cognitivo, e a Sociologia apóia a compreensão do arranjo das instituições que configuram o Estado e o marco institucional de suas políticas. O referencial metodológico é oferecido pela análise e avaliação de políticas públicas
Titre en anglais
Institutional framework of training system for permanent education in health: Brasil, 1997-2006
Mots-clés en anglais
Education in health
Educational policies for workers in health
Family Health Program
Health policy
Institutional development
Problem-based learning
Single Health System
Resumé en anglais
We compare two recent health training policies, looking for connections between the institutional framework and the organizational characteristics of the training system. We also analyze the effects of different organizational patterns on the teaching projects and on the networking abilities of the training institutions. The policies are Capacitação, Formação e Educação Permanente de Pessoal para a Saúde da Família (Pólos-SF) and Educação Permanente para o SUS (Pólos-EP). The conceptual framework comes from the Educational Sciences and Sociology. Education provides guidance for cognitive development and Sociology provides insights into public institutional arrangements. Considerable methodological support comes from the analysis and evaluation of public policies
 
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ReginaMBFaria.pdf (2.66 Mbytes)
Date de Publication
2008-11-17
 
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