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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.5.2010.tde-25082010-153016
Documento
Autor
Nome completo
Ana Lucia de Mello
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Luiz Alberto Amador (Presidente)
Ayres, Jose Ricardo de Carvalho Mesquita
Braga, Alfésio Luis Ferreira
Coviello, Denise Martin
Pelicioni, Maria Cecilia Focesi
Título em português
Metodologia participativa e biomonitoramento: promoção da saúde no Distrito de Vicente de Carvalho, Guarujá/SP
Palavras-chave em português
Biomonitoramento
Educação ambiental
Educação em saúde
Participação comunitária
Pesquisa-ação
Resumo em português
A promoção da saúde tem com uma das suas premissas básicas a participação das comunidades na melhoria da qualidade de vida. Nesse contexto, a educação em saúde, ao viabilizar a participação de indivíduos e grupos, configura-se como um componente fundamental na promoção da saúde. Este trabalho relata os resultados obtidos em um estudo que buscou avaliar a aplicabilidade de um conjunto de técnicas participativas voltadas à educação em saúde e ambiental. Foram utilizadas, dentre outras ferramentas, a abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem, uma técnica de fotografia artesanal (conhecida como "pinhole") e uma técnica de biomonitoramento; adotando-se a abordagem quali-quantitativa de pesquisa. Com a aplicação destas técnicas houve um aprimoramento, tanto qualitativamente quanto quantitativamente, da percepção dos riscos à saúde e um estímulo à ação social, especialmente para os alunos que realizaram as atividades relacionadas à fotografia "pinhole". Puderam ser observadas também melhorias nas relações interpessoais, mudanças quanto ao interesse pelas atividades escolares, melhoras no desempenho escolar, além do desenvolvimento de ações solidárias na comunidade, conquista de autonomia e "empowerment". Os resultados sugerem que, nesta situação específica, as atividades realizadas, juntamente com a técnica da fotografia "pinhole" contribuíram, significativamente, para uma leitura crítica da realidade e para a atuação no meio social, colaborando para a eficácia da abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem e da técnica do biomonitoramento como estratégias de educação em saúde e ambiental
Título em inglês
Participative methodology and biomonitoring: health promotion in the District of Vicente de Carvalho, Guarujá/SP
Palavras-chave em inglês
Action research
Biomonitoring
Consumer participation
Environmental education
Health education
Resumo em inglês
One of the basic principles of health promotion is the participation of the community in improving quality of life. This article reports the results obtained in a study which sought to assess the application of a set of participative techniques aimed at health and environmental education. Some of the techniques used, among other tools, were the traditional approach of the teaching-learning process, a very simple camera with no lens (known as pinhole), and a biomonitoring technique; by adopting the quality and quantity research approach. The application of these techniques resulted in an improvement, both in qualitative and quantitative, of health risk awareness and an encouragement to social action, especially for the students who participated in activities which used the pinhole photography. Improvements were also observed in their interpersonal skills, in their interest in school activities and in their grades. Solidarity actions in their community and the gaining of autonomy and empowerment were noticed as well. The results suggest that, in this specific situation, the activities carried out, together with the pinhole photo technique, contributed significantly to a critical reading of reality and a stimulus for the students to start playing an active role in their social environment. Thus, collaborating for a greater efficiency of the traditional approach to the teaching/learning process and of using a biomonitoring technique as strategies for health and environmental education.
 
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AnaLuciadeMello.pdf (9.12 Mbytes)
Data de Publicação
2010-08-25
 
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