• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.5.2006.tde-23112006-100855
Documento
Autor
Nombre completo
Gracinda Rodrigues Tsukimoto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Battistella, Linamara Rizzo (Presidente)
Pereira, Rosa Maria Rodrigues
Sposito, Maria Matilde de Mello
Título en portugués
Avaliação longitudinal da Escola de Postura para dor lombar crônica: através da aplicação dos questionários Roland Morris e Short Form Health Survey (SF-36)
Palabras clave en portugués
Avaliação de processos (cuidados de saúde)
Dor lombar
Equipe de assistência ao paciente
Postura
Qualidade de vida
Questionários
Resumen en portugués
O objetivo desse trabalho é analisar quantitativamente a resposta ao tratamento dos pacientes com dor lombar crônica atendidos pela "Escola de Postura" da DMRHCFMUSP no período de outubro de 2001 a julho de 2004, mediante a avaliação dos questionários "Roland-Morris" (RM) e "Short Form Health Survey" (SF-36). A amostra inicial foi composta por 244 (duzentos e quarenta e quatro) prontuários de pacientes encaminhados e avaliados para a Escola de Postura no período de outubro de 2001 a julho de 2004, tendo completado o programa 110 (cento e dez) pacientes desse total. Em relação aos pacientes que completaram o tratamento, foram levantados diagnósticos; o tempo de evolução da doença e origem do encaminhamento; dados sócio-demográficos como sexo, idade, escolaridade, estado civil, ocupação; e, também, o comparecimento aos retornos após o primeiro mês, quarto mês, e um ano a contar da avaliação inicial. Observou-se que os indivíduos que concluíram a Escola de Postura apresentaram melhora significativa nos domínios do SF-36 para Capacidade Funcional, Aspectos Físicos, Dor, Estado Geral de Saúde Vitalidade e para o Roland Morris foram observados ganhos nos aspectos sociais, emocionais e saúde mental. Cabendo ressaltar que o período de alcance da Escola de Postura, não possibilita afirmar mudanças significativas quanto a aspectos afetivo-emocionais e novas posturas em seu relacionamento social. Novos estudos, quantitativos e qualitativos devem ser realizados de maneira a oferecer subsídios á equipe multiprofissional da Escola de Postura que permitam operar mudanças e ampliar recursos terapêuticos se necessário.
Título en inglés
Longitudinal evaluation of the Back Pain School of chronic low back pain using Roland Morris and Short Form Health Survey (SF-36) questionnaires
Palabras clave en inglés
Low back pain
Patient care team
Posture
Process assessment (health care)
Quality of life
Questionnaires
Resumen en inglés
The research objective is to analyze quantitivily the effectiveness of chronic low back pain treatment at the Back Pain School in DMR-HCFMUSP between October 2001 and July 2004, using the Roland-Morris and Short Form Health Survey (SF-36) questionnaires. The initial sample consisted of 244 (two hundred and forty-four) medical charts of patients addressed to Back Pain School program for initial evaluation between October 2001 and July 2004; out of this group, 110 (hundred and ten) patients concluded the program. Some data were valuated from these patients such as: diagnose, history of disease and referring institution, some socio-demographic information such as gender, age, education level, marital status, occupation, and also attendance to clinical interviews scheduled right after the first and fourth months and one year after the first evaluation. The group who concluded Back Pain School Program showed improvement at SF-36 dominions: Functional Capacity, Physical Conditions, Pain, State of Health, Vitality, and Roland Morris dominions changes in Social, Emotional, and Mental aspects. Back Pain School present less change in affective emotional conditions and social relation. Some qualitative and quantitative studies must be done in other to provide development of professional specialized knowledge and skills resources if necessary.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
completa.pdf (147.56 Kbytes)
Fecha de Publicación
2006-12-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.