• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2006.tde-16102006-100212
Documento
Autor
Nombre completo
Fernanda de Azevêdo Sanfront
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Teixeira, Magaly Gemio (Presidente)
Capelhuchnik, Peretz
Kiss, Desiderio Roberto
Título en portugués
"Resultados das anastomoses término-terminais e látero-laterais no tratamento da enterite de Crohn"
Palabras clave en portugués
Anastomose cirúrgica
Constrição patológica
Doença de crohn/cirurgia
Recidiva
Resumen en portugués
O interesse pela doença de Crohn tem aumentado progressivamente em nosso país.Muitas publicações têm surgido na área nos últimos anos. O tratamento inicial é clínico, mas a maioria dos doentes precisa de tratamento cirúrgico ao longo da evolução. Mais de 70% dos pacientes com doença de Crohn serão operados durante o curso da doença. A recorrência sintomática ou não da doença de Crohn na anastomose íleo-cólica tem levado diversos autores a tentar novas técnicas cirúrgicas com o objetivo de retardá-la ou previni-la. Taxas de reoperação de 40% em cinco anos e 55% em dez anos já foram publicadas. O tipo de técnica cirúrgica utilizada e a sua relação com a recorrência na anastomose após ressecção ileal ou ileocolônica é, portanto, um tópico de grande importância quando se trata a doença de Crohn. Considerando-se a importância da recidiva na qualidade de vida dos pacientes com Doença de Crohn, julgamos oportuno avaliar e comparar a taxa de recorrência da doença de Crohn e a morbidade das anastomoses látero-laterais em relação às termino-terminais em pacientes com acometimento da doença em íleo terminal. Foram revisados prontuários cujos dados foram coletados prospectivamente no ambulatório de doenças inflamatórias no período de setembro de 1984 a março de 2004. Apenas os pacientes com diagnóstico de doença de Crohn em intestino delgado exclusivamente ou associada a manifestação em intestino grosso que foram submetidos a enterectomia ou a ressecção de intestino delgado e cólon direito em algum momento do tratamento foram incluídos na pesquisa (total de 141 pacientes e 185 procedimentos analisados-média de 1,65 por paciente). A indicação cirúrgica mais frequente foi por intratabilidade clínica, seguida por fístula intestinal, das quais a mais frequente foi a enterocutânea.Em 185 procedimentos realizados,101 foram seguidos de anastomose látero-lateral mecânica e 84 seguidos de término-terminal manual. Das cirurgias realizadas, a mais frequente foi a enterectomia associada a ressecção de colon direito.As complicações foram divididas em precoces e tardias.A complicação precoce mais frequente foi deiscência de anastomose.A taxa global de complicações foi de 15,1%.Dos 84 procedimentos com anastomose término-terminal realizados, 40 recidivaram(47,6%), com um intervalo médio de cinco anos entre o procedimento inicial que deu origem à recidiva e o procedimento de correção. Entre os 101 procedimentos realizados com anastomose látero-lateral, apenas seis pacientes foram reoperados, num intervalo médio de três anos, e nenhum deles foi por complicação junto à anastomose látero-lateral. Concluímos portanto, que a enterectomia seguida de anastomose láterolateral mecânica deve se constituir na técnica cirúrgica de eleição, por determinar número de reoperação por Doença de Crohn sintomática significativamente menor que as anastomoses término-terminais.
Título en inglés
Results of Wide lúmen stapled anastomosis and end-to-end anastomosis for the treatment of ileal Crohn’s disease
Palabras clave en inglés
Anastomosis surgical
Constriction pathologic
Crohn disease/surgery
Recurrence
Resumen en inglés
Around 70% of patients with ileal Crohn´s disease will be submeted to a surgical procedure during their lives. This study compares the recurrence rates and morbidity between surgeries followed by a wide-lumen stapled anastomosis and conventional endto-end anastomosis. We studied 185 surgical procedures in a retrospective analyses. There were 84 procedures followed by an end-to-end anastomosis and the recurrence rate was 47,6%.Among the 101 wide-lumen stapled anastomosis procedures, only 6 patients had to be submeted to a new surgery. We conclude that the enterectomy followed by a wide-lumen stapled anastomosis is the gold standard surgery for patients with ileal Crohn´s disease.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
fernandasanfrontfim.pdf (581.39 Kbytes)
Fecha de Publicación
2006-10-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.