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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.5.2014.tde-11082014-112715
Documento
Autor
Nome completo
Maria Elizabete da Silva Santos Redinha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Caldini, Elia Tamaso Espin Garcia (Presidente)
Garcia, Eduardo Anselmo
Ferreira, Marcelo Alves
Título em português
A publicação primária em saúde ambiental como recurso didático para educação científica no ensino médio
Palavras-chave em português
Ensino fundamental e médio
Materiais de ensino
Publicações científicas e técnicas
Saúde ambiental/educação
Resumo em português
O desenvolvimento de pensamento crítico é reconhecido como um objetivo fundamental da educação no Ensino Médio. Ao contrário do que o senso comum possa indicar, o pensamento crítico não significa a simples emissão de opinião sobre determinado assunto, mas trata-se de um processo que usa considerações racionais das evidências, dos métodos e critérios próprios de determinado assunto para interpretar, analisar e avaliar um novo dado. Para tal, analisou-se a possibilidade de utilização de artigos científicos do tema "Saúde e Ambiente" como um recurso didático que visa a aprendizagem de conteúdos específicos multidisciplinares, o aperfeiçoamento de habilidades da comunicação oral e escrita dos alunos em linguagem científica, o contato dos alunos com o processo de construção do conhecimento científico, a aquisição da habilidade de buscar ativamente o conhecimento em fontes fidedignas. Como exercício, propõe-se o desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem baseada em um artigo científico para aplicação na sala de aula do Ensino Médio que incentivam a análise crítica das relações entre saúde e ambiente embasada em conhecimentos científicos sólidos dos conceitos envolvidos. O papel do professor é agir como facilitador e preparador de um conteúdo mínimo conceitual necessário para cada atividade promovendo o desenvolvimento de habilidades
Título em inglês
The primary publication in environmental health as a didactic resource for science education in high school
Palavras-chave em inglês
Education, primary and secondary
Environmental health/education
Scientific and technical publications
Teaching materials
Resumo em inglês
The development of critical thinking is recognized as a fundamental goal of education in high school. Critical thinking does not mean the mere issuance of opinion on a particular subject, but it is a process that uses rational considerations of evidence, methods and criteria related to a particular subject in order to interpret, analyze and evaluate new data. To this end, we analyzed the possibility of using scientific articles on the theme "Health and Environment" as a teaching resource aimed at specific multidisciplinary learning contents. The improvement of skills of oral and written communication of students in scientific language, to put students in contact with the process of construction of scientific knowledge and the acquisition of the ability to actively pursue knowledge in reliable sources are the main goals of this resource. The selected papers encompass skills and abilities which, when developed, are per se the cultural achievement aimed at. Moreover, the themes developed for application in the high school class room encourage critical analysis of the relationship between health and environment based on sound scientific knowledge of the concepts involved. The teacher's role is to act as a facilitator and trainer of the minimum conceptual content required for each activity
 
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Data de Publicação
2014-08-12
 
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