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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.5.2006.tde-25052006-140940
Documento
Autor
Nombre completo
Rosangela Viana Andrade
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Limongi, Suelly Cecilia Olivan (Presidente)
Giacheti, Célia Maria
Mustacchi, Zan
Perissinoto, Jacy
Scheuer, Claudia Ines
Título en portugués
"A emergência da expressão comunicativa na criança com síndrome de Down"
Palabras clave en portugués
Cognição
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento infantil
Fala
Gestos
Pré-escolar
Síndrome de Down
Resumen en portugués
Para o estudo da emergência da linguagem expressiva na síndrome de Down (SD), foi realizado estudo qualitativo, segundo o método dialético-didático, com 12 crianças, acompanhadas durante três semestres consecutivos: oito com SD, com idades entre 33 e 52 meses no início, e quatro com desenvolvimento típico (DT), entre 14 e 16 meses, todas localizadas na transição do quinto para o sexto estágio do período sensório-motor. Ao final da pesquisa, os dados obtidos confirmaram a evolução do gesto para a expressão oral e indicaram que algumas crianças com SD apresentaram a predominância da comunicação gestual, enquanto outras apresentaram linguagem oral e comunicação gestual simultâneas
Título en inglés
The emergence of communicative expression in the child with Down Syndrome
Palabras clave en inglés
Child
Child development
Cognition
Down syndrome
Gestures
Language development
Preschool
Speech
Resumen en inglés
Aiming to study the emergence of expressive language in Down Syndrome (DS), a qualitative study was carried out, based on the dialetic-didactic method, with 12 children, who were followed for three consecutive semesters: eight with DS, with ages between 33 and 52 months at the beginning, and four in typical development (TD), with 14 to 16 months old, all of them, cognitively, in the transition from the fifth to the sixth stage of the sensorimotor period. At the end of the study, data confirmed the evolution from gesture to oral expression and showed that, in some children with DS, gestural communication was predominant, while others had both oral and gestural communication simultaneously
 
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Fecha de Publicación
2006-05-26
 
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  • Menção Honrosa por trabalho apresentado no XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
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